
Sara Sousa
Estudo confirma o uso do EEG como ferramenta diagnóstica e questiona a necessidade de outros testes diagnósticos
A ressonância magnética (MRI) e a punção lombar (LP) podem nem sempre ser necessárias para diagnosticar e tratar uma complicação neurológica grave associada à terapia com células CAR -T, de acordo com um novo estudo da Blood Advances e publicado no website da EHA. As descobertas validaram ainda mais o uso do eletroencefalograma (EEG) – um teste não invasivo que mede a atividade elétrica no cérebro – no manejo dessa neurotoxicidade.
EHA promove curso sobre Hemato-Oncologia pediátrica
A European Hematology Association (EHA) organiza curso sobre hemato-oncologia pediátrica de 10 a 13 de abril no Grand Hotel Riviera, em Sorrento, Itália.
Trombocitopenia moderada a grave é um fator preditor de hemorragia após início de anticoagulação na fibrilhação auricular
Um estudo publicado recentemente na revista Blood Advances (Iyengar V, et al. Blood Adv 2023;7(24):7516-7524) demonstrou um aumento nas taxas de hemorragia major e de hemorragia clinicamente relevante a um ano, em doentes com fibrilhação auricular e trombocitopenia de base sob anticoagulação oral. Os resultados sugerem que a contagem basal de plaquetas pode ser um biomarcador importante para os outcomes hemorrágicos na fibrilhação auricular, e que a gravidade da trombocitopenia pode ser um fator importante para determinar o nível de risco.
Cisteína é necessária para prevenir a ferroptose na LMA
Na leucemia mieloide aguda (LMA), as células dependem da cisteína extracelular para evitar a ferroptose, a qual não pode ser compensada pela metionina. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado este ano na revista Blood Advances (Cunningham A, et al. Blood Adv 2024;8(1):56-69). Os autores sugerem que o equilíbrio redox pode ser utilizado como alvo terapêutico na LMA, através da inibição combinada da importação de cisteína e da maquinaria antioxidante.
Especialistas refletem sobre o potencial da imunoterapia nas doenças hemato-oncológicas
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em pareceria com a BataZu Family, vai realizar uma conferência dedicada à imunoterapia, com especialistas de renome do panorama nacional e internacional,, nas áreas da hematologia e oncologia. O evento, direcionado a profissionais de saúde que lidam com este tipo de patologia, terá lugar no Lumen Hotel de Lisboa, no dia 23 de março de 2024, entre as 09h00 e as 17h00, e oferece uma oportunidade única para os especialistas refletirem e debaterem sobre a imunoterapia, partilhando as mais recentes informações neste campo, com destaque para o tratamento com células CAR-T.
"Imunoterapia e terapêuticas dirigidas em Hematologia" é o mote da Sabatina deste ano
No dia 20 de abril de 2024, irá decorrer em Coimbra a 32.ª Sabatina de Hematologia, sob o tema central "Imunoterapia e terapêuticas dirigidas em Hematologia". Da comissão organizadora fazem parte Ana bela Sarmento-Ribeiro, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Catarina Geraldes, diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e Teresa Fidalgo, head do laboratório de Hematologia Molecular do departamento clínico de Hematologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Save the date: XIII Fórum de Oncologia e Trombose
O XIII Fórum de Oncologia e Trombose, organizado pelo Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT), terá lugar dia 22 de Março, no Porto Business School.
GETH-TC reconhece dedicação e contribuição de Manuel Abecasis
Manuel Abecasis, presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), foi homenageado a 14 de março, em Málaga (Espanha), pelo Grupo Espanhol de Transplante de Progenitores Hematopoiéticos e Terapia Celular (GETH-TC). O reconhecimento deveu-se à dedicação e contribuição para o crescimento e fortalecimento do grupo ao longo da sua carreira profissional.
Marque na agenda: Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia
A próxima Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) já tem data marcada para 7 a 9 de novembro de 2024, no Hotel Pestana Douro Riverside, no Porto. Este ano é organizada pelo Serviço de Hematologia Clínica da Unidade de Saúde Local São João e promete trazer um programa inovador e envolvente.
Imunoterapia nos cancros hematológicos em destaque na Conferência ‘Looking today at tomorrow’s immunotherapy’ da APCL
O papel emergente das terapias celulares nas doenças hemato-oncológicas vai estar em análise na Conferência ‘Looking today at tomorrow’s immunotherapy’, organizada pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL). Direcionado a profissionais de saúde, o evento decorre no Lumen Hotel de Lisboa, no dia 23 de março de 2024, entre as 09h00 e as 17h00. Manuel Abecassis, presidente da APCL, explica que “a imunoterapia, na sua vertente celular, é uma das armas mais eficazes no tratamento do cancro, com especial destaque para as neoplasias hematológicas".