Reportagem
No passado dia 26 de março, o Prof. Doutor José Eduardo Guimarães proferiu a sua “Última Lição” enquanto professor da Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP). Na sessão, intitulada “Dois Paradoxos, Três Paradigmas e Uma Parábola”, ficou patente que esta “despedida” poderá ser apenas “o início de uma nova relação” com a Faculdade.
Criado em 1975, por iniciativa do Dr. Renato Valadas Preto, o Serviço de Hematologia Clínica do Hospital de Santo António dos Capuchos é apontado como uma referência, a sul do país, no tratamento das leucemias agudas e de linfomas agressivos. Dos seis “antigos hospitais civis” que compõem o Centro Hospitalar de Lisboa Central, o Hospital dos Capuchos é o único que dispõe da valência de Hematologia. Porém, dentro de alguns anos, está previsto que haja uma centralização destas seis unidades hospitalares num único espaço físico.
A primeira edição da Bolsa de Investigação 2017 em Mieloma Múltiplo, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e da Amgen Biofarmacêutica com o valor de 15 mil euros, foi entregue ao Dr. Rui Bergantim, especialista em Hematologia Clínica no Hospital de São João, no Porto. O prémio foi atribuído ao vencedor pelo secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, numa cerimónia decorrida a 29 de junho, em Lisboa. Fique a par dos melhores momentos na reportagem em vídeo do My Hematologia.
Criado no final da década de 1970, o Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, é hoje apontado como uma referência a nível nacional, conquistando (quase) sempre uma posição de destaque nas classificações anuais atribuídas pela Escola Nacional de Saúde Pública. Motivos de orgulho não faltam ao Prof. Doutor José Eduardo Guimarães, especialista que, desde 2004, dirige um dos cinco maiores (e principais) Serviços de Hematologia Clínica que se dedicam à Hematologia Intensiva, em Portugal. O Serviço de Hematologia Clínica do CHSJ é, também “um centro de referência de leucemias agudas da zona Norte do país”.