Atualidade

22 Nov. 2021

No âmbito da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia, que decorreu de 16 a 20 de novembro, realizou-se a entrega de prémios, na cerimónia de encerramento, apresentado pela Dr.ª Teresa Melo, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. Conheça os vencedores.

22 Nov. 2021

A Assembleia da República aprova a proibição da discriminação na doação de sangue em função da orientação sexual, com votos a favor de todos os partidos. A identidade, a expressão de género e as características sexuais também não deverão ser fator de exclusão.

22 Nov. 2021

No passado dia 9 de novembro, durante a cerimónia de entrega dos prémios da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) 2021, o Dr. Joel Passarinho, diretor da Unidade de Ensaios Clínicos (ECs) da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), deu uma palestra sobre o novo regulamento europeu de ECs, que entrará em vigor em janeiro próximo.

16 Nov. 2021

Há um antes e um depois no tratamento com inibidores da BTK com a chegada de acalabrutninib. Esta evolução na prática clínica foi o grande tema tratado no simpósio da Astrazeneca, no dia 11 deste mês, integrado na Reunião Anual da SPH. Antecipamos aqui a cobertura desta sessão e dos comentários dos intervenientes, o Prof. Doutor Francesc Bosch, orador convidado, e o Dr. José Pedro Carda, moderador.

12 Nov. 2021

Hematologistas focados no tratamento da leucemia mieloide aguda (LMA), o Prof. Doutor Pau Montesinos Fernandes e o Dr. Márcio Tavares, sob moderação do Dr. Ricardo Pinto, desafiaram hoje, ao final da tarde, a audiência virtual  da Reunião Anual da SPH a acompanhá-los no rumo que a abordagem terapêutica desta patologia tão heterogénea, no simpósio online promovido pela Pfizer, no qual estiveram em análise os dados de evidência clínica e de vida real de duas terapêuticas, gentuzumab ozogamicina e glasdegib, nomeadamente com apresentação de casos clínicos.

12 Nov. 2021

“Daratumumab na 1ª linha: Que combinação para que doentes?” foi o título de um simpósio da Janssen, integrado no programa do dia 11 de novembro da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2021. Com a moderação da Prof.ª Doutora Catarina Geraldes, esta sessão foi protagonizada pela Prof.ª Doutora María-Victoria Mateos, coordenadora da Unidade de Ensaios Clínicos do Departamento de Hematologia do Hospital Universitário de Salamanca, em Espanha, que apresentou as opções de tratamento de primeira linha do mieloma múltiplo (MM), aprovadas e validadas para doentes não candidatos a transplante hematopoiético.

12 Nov. 2021

O primeiro dia da Reunião da Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2021, a 11 de novembro, foi marcado por intenso de trabalho, de simpósios, com palestras e momentos de discussão sobre o estado da arte em diversas áreas da especialidade. Organizado em formato híbrido, muitos compareceram à chamada da SPH ocupando as salas do congresso em Espinho, reforçando laços de amizade e companheirismo, protegidos com máscaras, que não foram fator de distância.

08 Nov. 2021

Um produto de terapia celular constituído por células do sangue do cordão umbilical multiplicadas em laboratório – designado omidubicel – demonstrou eficácia num ensaio clínico de fase 3. Os resultados foram publicados na prestigiada revista científica Blood, da American Society of Hematology (ASH).

08 Nov. 2021

As candidaturas da bolsa de investigação sobre leucemia mieloide crónica (LMC), uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), desenvolvida em parceria com a Novartis, decorrem até 21 de dezembro, em que o melhor projeto recebe uma bolsa no valor de 15 mil euros com uma duração máxima de 18 meses. A cerimónia de entrega do prémio será realizada no dia 8 de fevereiro.

08 Nov. 2021

Uma equipa de investigadores do Departamento de Neurologia Pediátrica da Universidade de Medicina de Teerão publicou um estudo na revista Stem Cell Research & Therapy que destaca as recentes evidências científicas que apontam no sentido de as células estaminais do sangue e tecido do cordão umbilical serem seguras e eficazes no tratamento da Paralisia Cerebral (PC), a propósito do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, assinalado a 6 de outubro. Esta patologia manifesta-se na infância, atingindo entre 1,7 e 2,2 por mil crianças nos países mais desenvolvidos.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieCSL BehringGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheTakeda

 

Logo