Atualidade

20 Jan. 2020

Um projeto de melhoria da qualidade assistencial no serviço de urgência, que visa a deteção de hemólise no sangue, está a ser desenvolvido pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

20 Jan. 2020

Encontram-se abertas as candidaturas para as duas Bolsas de Investigação da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), no valor total máximo de dez mil euros por Bolsa. Consulte o regulamento em My Hematologia.

20 Jan. 2020

O programa de seminários online do EuroBloodNet inclui sessões focadas em tópicos, abordadas principalmente sobre doenças muito raras, distúrbios complexos, procedimentos altamente especializados e implementação de diretrizes. Cada seminário tem a duração de 45 minutos, que 30 minutos são de apresentação do especialista e 15 minutos para as perguntas dos participantes. Além disso, os seminários realizam-se sempre às 17h00 de quinta-feira.

20 Jan. 2020

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) acaba de aprovar o financiamento do letermovir, antivírico que previne a reativação e a doença por citomegalovírus (CMV) em doentes CMV-positivos sujeitos a transplante de medula óssea alogénico.

23 Dez. 2019

O estudo EMPIRE, trabalho pioneiro realizado em todo o território continental pelo Anemia Working Group Portugal, revela que um em cada cinco portugueses (20,4%) são afetados por anemia em algum momento da sua vida, sendo 52,7% dos casos resultado de uma deficiência de ferro. No que respeita à camada jovem, o Dr. Lino Rosado salienta que as mudanças nos hábitos alimentares mediante a influência de amigos ou a necessidade de autoafirmação no seio da família constituem fatores para o desenvolvimento da carência em ferro.

23 Dez. 2019

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e a Amgen juntaram-se para atribuir a Bolsa de Investigação Científica em Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) a um projeto de investigação com a duração de um ano, a desenvolver numa instituição portuguesa.

23 Dez. 2019

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) acaba de lançar o primeiro Manual do Doente Hemato-Oncológico, uma espécie de “livro de instruções” para ajudar doentes, profissionais de saúde e cuidadores a compreender melhor e sobretudo a lidar com os cancros do sangue, doenças que são graves e precisam geralmente de tratamentos longos e agressivos.

23 Dez. 2019

Segundo um estudo publicado na revista científica Stem Cells Translational Medicine, a administração autóloga de células estaminais de sangue do cordão umbilical em bebés prematuros pode auxiliar na prevenção de complicações associadas à prematuridade, devido às suas propriedades regenerativas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, auxiliando particularmente na função respiratória.

09 Dez. 2019

A Janssen anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou a utilização de daratumumab em combinação com lenalidomida e dexametasona para o tratamento de doentes adultos com mieloma múltiplo, não tratado previamente e não elegíveis para transplante autólogo de células estaminais (ASCT). A aprovação baseia-se nos resultados do estudo de Fase 3 MAIA (MMY3008), publicado no The New England Journal of Medicine no início deste ano e apresentado na American Society of Hematology Annual Meeting (ASH) em 2018.

09 Dez. 2019

A relação entre a anemia e a doença renal em Portugal e o tratamento da mesma foi o tema de um estudo intitulado "NEFROPOR", coordenado pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN). O trabalho foi apresentado na 2.ª edição da Reunião Anemia e Doença Renal, que decorreu no passado mês de novembro, no Hotel Villa Batalha, na Batalha, Leiria.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB