Atualidade

20 Mar. 2023

A Comissão Executiva da Comissão de Avaliação de Tecnologias da Saúde (CATS), do INFARMED, considerou que o pembrolizumab apresenta valor terapêutico acrescentado não quantificável e custo-efetividade em comparação com brentuximab vedotina, existindo uma mais-valia na sua utilização em monoterapia para o tratamento de doentes adultos e pediátricos, com idade igual ou superior a três anos, com linfoma de Hodgkin clássico (LHc) refratário ou recidivado, que falharam transplante autólogo de células estaminais (ASCT) ou após, pelo menos, duas linhas terapêuticas anteriores, quando a ASCT não é uma opção de tratamento.

20 Mar. 2023

A Kite, empresa da Gilead, anunciou os resultados de seguimento de três anos do estudo ZUMA-3 de brexucabtagene autoleucel, uma terapia com células CAR T indicada para o tratamento de doentes adultos com idade igual ou superior a 26 anos com leucemia linfoblástica aguda de células B recidivante ou refratária (B-LLA R/R). Os resultados da análise mostraram uma sobrevivência global (SG) mediana de 26 meses e demonstraram que as respostas permaneceram duradouras em adultos com B-LLA R/R com um perfil de segurança consistente observado desde a análise de dois anos. Estes resultados foram apresentados durante uma sessão de posters no 5th European CAR T-cell Meeting, no Roterdão, nos Países Baixos.

20 Mar. 2023

Em Portugal, mais de metade (52,7 %) dos doentes com mieloma múltiplo (MM) abandonou a sua atividade profissional devido ao seu estado de saúde. A conclusão é do estudo “Viver com Mieloma Múltiplo: Impacto na Vida dos Doentes em Portugal”, divulgado no âmbito do mês de consciencialização para o mieloma múltiplo, que se assinala em março.

06 Mar. 2023

Estão abertas as candidaturas para a 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. No valor de 15 mil euros, esta Bolsa de Investigação tem como objetivo promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento - o mieloma múltiplo. O período de candidaturas decorre entre o dia 1 de março de 2023 e o dia 31 de maio de 2023.

02 Mar. 2023

A Kite, uma empresa da Gilead, anunciou os dados de follow-up de três anos do estudo ZUMA-5 de axicabtagene ciloleucel em linfoma não-Hodgkin indolente (LNHi) recidivante ou refratário (R/R), mostrando resposta mantida em 53 % dos doentes com linfoma folicular (LF) incluídos nesta análise e duração prolongada da sobrevivência livre de progressão (PFS) no estudo de Fase 2, apresentado na Reunião Anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH).

01 Mar. 2023

De 23 a 25 de fevereiro, o Porto Palacio Hotel recebeu a primeira edição das Perspectivas em Hematologia, com o patrocínio institucional do Seviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João. A My Hematologia preparou uma fotogaleria representativa do ambiente vivido na reunião.

24 Fev. 2023

De 23 a 25 de fevereiro, o Porto Palácio Hotel recebe a primeira edição das Perspectivas dem Hematologia. A My Hematologia traz até si uma fotogaleria com alguns momentos que marcaram a ordem de trabalhos do evento.

20 Fev. 2023

O plasma recolhido em Portugal é insuficiente para as necessidades, conclui um relatório, que alerta para a dependência nacional nesta área e aponta a necessidade de definir uma estratégia de incentivo à dádiva. O documento, apresentado na Ordem dos Médicos, refere que, nos últimos anos, a média de plasma colhido em Portugal se tem mantido nos 60 000 litros por ano, um volume que “é insuficiente para as necessidades nacionais em medicamentos derivados do plasma”.

20 Fev. 2023

A US Food and Drug Administration (FDA) aprovou o daprodustat, um inibidor da enzima prolil-hidroxilase do fator induzido por hipóxia (HIF-PHI), de toma oral diária para o tratamento da anemia da doença renal crónica (DRC) em adultos que estejam a efetuar diálise há, pelo menos, quatro meses. Trata-se do primeiro medicamento inovador para o tratamento da anemia em mais de 30 anos e o único HIF- PHI aprovado nos EUA, proporcionando uma nova opção oral e conveniente para este grupo de doentes.

15 Fev. 2023

A Kite, uma empresa Gilead, e a Arcellx anunciam o estabelecimento do acordo da colaboração estratégica global previamente anunciado pelas duas empresas para co-desenvolver e co-comercializar o produto candidato principal em fase clínica avançada da Arcellx, o CART-ddBCMA (D-Domain B cell maturation antigen), para o tratamento de doentes com mieloma múltiplo recidivante ou refratário. 

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa
Linfoma de Hodgkin: neoplasia rara mas altamente curável
Prof. Doutor Herlander Marques, oncologista no Hospital de Braga e investigador no Centro Clínico Académico

Apoios

AbbVieAmgenAstellasBayerGileadGSK

 

MSDNovartisSanofi

Logo