Atualidade

16 Set. 2021

O projeto de investigação da Prof.ª Doutora Rosemeyre Cordeiro e da sua equipa, composta pela Prof.ª Doutora Ana Bela Sarmento e pelo Prof. Doutor Henrique Faneca, é o vencedor da 3.ª edição da bolsa “Building Future Knowledge in mature B cell malignancies” da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Gilead Sciences. A bolsa, no valor de 15 mil euros, foi entregue esta quarta-feira, dia 15 de setembro, dia em que se assinala o Dia Mundial do linfoma, numa cerimónia que teve lugar na sede da APCL, em Lisboa, e a My Hematologia esteve presente e falou com os intervenientes da entrega.

13 Set. 2021

O Prof. Doutor Delfim Duarte, investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguido pela Sociedade Americana de Hematologia (ASH) com o Prémio Global de Investigação. Os dois projetos premiados focam-se no estudo da leucemia mieloide aguda (LMA) e em encontrar novas estratégias terapêuticas.

13 Set. 2021

As Bolsas de Investigação, promovidas pela Pfizer, abriram o processo de submissão de propostas, com um valor de financiamento até 150 mil dólares por bolsa atribuída. As submissões consideradas para financiamento deverão ter foco no mieloma múltiplo. Os projetos deverão ser submetidos até dia 28 de setembro de 2021.

13 Set. 2021

No mês de setembro, em que se assinala a consciencialização para as doenças hemato-oncológicas, a farmacêutica Takeda, em parceria com a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), Associação Portuguesa Contra a Leucemia  (APCL) e Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), lança a campanha “Invisível até ser demasiado visível”, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para os sintomas e diagnóstico precoce. 

30 Ago. 2021

O Hospital de Dia Oncológico de Braga, em parceria com a consultora Lean Health Portugal, pretende melhorar o circuito do doente nos tempos de espera e na taxa de ocupação dos quartos de tratamento. Durante os últimos meses, de fevereiro a junho, a equipa uniu-se com o objetivo de garantir a prestação de um serviço exemplar na experiência do utente e dos profissionais de saúde. 

30 Ago. 2021

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Stem Cell Reaseach and Therapy, a administração de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical a doentes com diabetes tipo 1 é segura e exerce um efeito benéfico de preservação da função das células pancreáticas produtoras de insulina.

30 Ago. 2021

A revista científica Blood publicou, recentemente, um artigo sobre o aparecimento de coágulos sanguíneos devido aos anticorpos produzidos pelo corpo contra a COVID-19. O aumento da função das plaquetas e, consequentemente, o aparecimento de coágulos sanguíneos, poderá estar na causa de quadros graves e fatais da doença. 

05 Ago. 2021

Quais os melhores critérios para se determinar se um doente é fit para receber quimioterapia intensiva? Qual a sobrevivência na vida real dos doentes tratados unicamente com agentes hipometilantes? Na sessão “The changing face of AML ineligible for intensive chemotherapy”, integrada no Congresso Virtual da EHA 2021, o Dr. Adriano Venditti debruçou-se sobre estas questões e sobre o futuro do tratamento dos doentes com leucemia mieloide aguda.

05 Ago. 2021

Na sessão “Integrating new AML treatment strategies into clinical practice”, dedicada à apresentação de casos clínicos de doentes com leucemia mieloide aguda (LMA), o Prof. Doutor Charles Craddock, Diretor Académico do Centro de Hematologia Clínica do Queen Elizabeth Hospital (Birmingham, Reino Unido), apresentou o caso de um doente recém-diagnosticado com LMA e fit para quimioterapia intensiva. A sua palestra ocorreu a 17 de junho no Congresso Virtual da EHA 2021.

05 Ago. 2021

Os resultados do ensaio clínico MagnetisMM-1, apresentados no congresso virtual da EHA 2021, demonstraram que a administração subcutânea do elranatamab é segura e eficaz. A palestra sobre este estudo (ID: p418-3), realizada a 11 de junho, esteve a cargo da Dr.ª Caitlin Costello, hematologista no Moores Cancer Center, San Diego, EUA.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheTakeda

 

Logo