Atualidade

10 maio 2021

A propósito do Dia Mundial do Lúpus, que se assinalou ontem, 10 de maio, o laboratório português de criopreservação BebéVida confirma que as células mesenquimais do cordão umbilical possuem efeitos terapêuticos no lúpus eritematoso sistémico (LES). Segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), esta é uma doença que afeta 0,07% dos portugueses, frequentemente mulheres em idade reprodutiva.

10 maio 2021

No âmbito do Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), assinalado a 21 de abril, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Astellas Farma partilharam o alerta para a importância de tratar antecipadamente esta patologia, no sentido de que os doentes tenham maior probabilidade de sobreviver. Conhecer e diagnosticar os sintomas é o primeiro passo.

10 maio 2021

O sangue do cordão umbilical tem apresentado resultados promissores no tratamento da leucemia em doentes com idade mais avançada, permitindo alargar o espetro de doentes com acesso à transplantação de células estaminais como opção de tratamento. Segundo o artigo científico publicado recentemente na revista científica Annals of Hematology, o transplante de sangue do cordão umbilical foi bem sucedido em 81% dos doentes idosos com leucemia considerados no estudo.

10 maio 2021

A Associação de Investigação e Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO), através do programa ONCOMOVE, e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) estão a organizar, desde dia 7 de maio, a 2.ª edição da Formação Avançada de Exercício Físico e Cancro, com uma forte componente multidisciplinar e prática, com doentes a participar num dos módulos. 

26 Abr. 2021

O Prof. Doutor Mohamad Mohty (departamento de Hematologia e Terapia Celular do Hospital de Saint-Antoine, Paris) apresentou um webinar da International Academy for Clinical Hematology (IACH), onde destacou os mais recentes avanços em mieloma múltiplo (MM) apresentados durante o 62.º congresso da American Society of Hematology (ASH), que decorreu virtualmente entre os dias 2-11 de dezembro 2020.

26 Abr. 2021

Com a moderação da Dr.ª Paula Gomes (Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E.) e a participação das Dr.ª Maria José Soares (Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E.) e Dr.ª Maria Luís Amorim (Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E.), a sessão VIII do 9º congresso “Perspectivas em Oncologia” teve como tema o laboratório como ferramenta essencial no estudo das doenças hematológicas.

12 Abr. 2021

A farmacêutica Takeda, em colaboração com a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e especialistas de Hemato-oncologia lançam O Mieloma em Múltiplas Conversas, o primeiro podcast nacional focado no mieloma múltiplo. Os episódios já estão disponíveis em diversas plataformas.

12 Abr. 2021

As candidaturas à 3.ª edição da bolsa “Building Future Knowledge in mature B cell malignacies” continuam abertas e encerram a 1 de maio. Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e pela Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences, que tem como objetivo distinguir o projeto de investigação em neoplasias de células B maduras mais promissor.

08 Abr. 2021

O Congresso Anual da EBMT 2021, decorrido de forma virtual entre 14 e 17 de março, contou com 5253 participantes originários de 83 países e permitiu a troca dos conhecimentos científicos atualizados na área da transplantação de células do sistema hematopoético e a realização de atividades de networking. Nesta webletter especial, a My Hematologia faz a cobertura de algumas palestras, cujos tópicos suscitaram mais interesse no evento.

08 Abr. 2021

No congresso do EBMT 2021, a palestra do Prof. Doutor Didier Blaise, inserida na sessão “IS02 Latest Developments in Hematopoietic cell transplantation – Sorbonne University (ATHERHIT) non-profit symposium” debruçou-se sobre a realização de transplante alogénico em doentes com idade cada vez mais avançada e sobre as ferramentas de apoio que devem ser usadas para determinar se o doente é elegível para transplante.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheTakeda

 

Logo