O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai passar a produzir células CAR-T indicadas para vários tipos de cancros hematológicos. Os resultados mostram que esta terapia celular vai ganhar outras indicações.
Atualidade
A Kyowa Kirin lança a campanha “Coloquemo-nos na sua pele” em parceria com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), no âmbito do Dia Mundial do Linfoma, assinalado a 15 de setembro. Esta campanha, que tem o objetivo de desmitificar e informar sobre esta forma rara de linfoma, conta com um site onde, através de imagens, vídeos e textos, diversos profissionais expõe detalhadamente o que são os linfomas cutâneos de células T (LCCT) e de que maneira estes influenciam a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença.
Encontra-se aberto o concurso para Bolsas de Formação Avançada 2023 da Sociedade Portuguesa de Hematologia, no valor global de 40 mil euros.
Três investigadores portugueses da Egas Moniz School of Health & Science participaram num novo estudo desenvolvido pelo Institute for Health Metrics and Evaluation, que concluiu que os casos de anemia a nível mundial continuam a ser elevados, tendo afetado 1,92 mil milhões de pessoas em 2021. O artigo publicado recentemente pela The Lancet Haematology, tem como objetivo ajudar no desenvolvimento de intervenções em saúde relevantes na gestão e prevenção desta condição clínica.
A Sociedade Portuguesa de Hematologia e a Gilead anunciam a abertura de um concurso de atribuição de Bolsas de Apoio a Estágios em Terapia Celular, no valor total de 15 mil euros, correspondendo a um valor máximo de 7500 euros por bolsa.
A campanha ‘Invisível até ser demasiado visível’, lançada sexta-feira, 1 de setembro, pretende alertar para a importância do diagnóstico precoce dos cancros do sangue, cuja incidência está a aumentar, descreveu o presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), Prof. Doutor Manuel Abecasis.
A Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), através da sua equipa dedicada, esteve envolvida na doação de 19 órgãos vitais para transplantação, provenientes de sete dadores, nos seis primeiros meses do ano. Este resultado supera, em apenas um semestre, os cinco dadores e 12 órgãos que foram colhidos pelo CHMT durante todo o ano de 2022.
Foi apresentada na reunião anual da ASCO, decorrida de 2 a 6 de junho, a proposta para a dose máxima de indenoisoquinolina LMP744 em tumores sólidos recidivantes e linfomas.
De acordo com os resultados de um estudo liderado pelo Prof. Doutor Fatos D. Koseoglu, do Departamento de Hematologia da Faculdade de Medicina da Universidade Izmir Bakircay, na Turquia, a ansiedade e a depressão são comorbilidades psiquiátricas prevalentes em indivíduos com hemofilia, sugerindo que estes indivíduos devem ser regularmente avaliados para deteção destas perturbações.
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tornou-se pioneiro em Portugal no reconhecimento da qualidade das suas práticas nas áreas de doação e colheita de órgãos e tecidos para transplantação, através da certificação da qualidade pela norma internacional ISO 9001. O HFF é, assim, o único hospital nacional detentor de reconhecimento dos mais exigentes parâmetros internacionais de qualidade.