Atualidade

25 maio 2020

“O vírus SARS-CoV-2 transformou de forma dramática a vida de todos nós em Portugal e no mundo”. Quem o diz é o Dr. José Mário Mariz, diretor do serviço da Onco-Hematologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, aquando da nova newsletter da Gilead dirigida à comunidade de hematologistas. Esta é uma iniciativa da farmacêutica que visa disseminar informação atualizada, disponibilizada pelas entidades e sociedades científicas nacionais e internacionais, sobre o impacto da COVID-19 naquele que é um dos maiores grupos de risco: os doentes com patologia do foro hemato-oncológico. Leia a nota introdutória na íntegra e aceda à compilação completa. 

 

25 maio 2020

A Astellas Pharma e a FibroGen anunciaram que o pedido de autorização de introdução no mercado de um tratamento da anemia em doentes adultos com doença renal crónica (DRC) foi aceite pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para revisão regulamentar.

25 maio 2020

A Gilead Sciences e a Kite, uma empresa da Gilead, anunciaram a apresentação de nove abstracts, incluindo três apresentações orais, do seu programa de investigação e desenvolvimento em Imuno-oncologia, na reunião anual da ASCO 2020, que se irá realizar de 29 a 31 de maio de 2020. Os dados que serão divulgados na ASCO incluem abstracts que destacam os esforços de investigação do portfólio de terapia celular da Kite e de um anticorpo monoclonal anti-CD47 em investigação desenvolvido pela Forty Seven, Inc., recentemente adquirida pela Gilead.

11 maio 2020

Estudo piloto publicado na PNAS mostrou que uma dose de 200 ml de plasma convalescente foi bem tolerada e permitiu uma rápida neutralização da virémia e da melhoria dos sintomas clínicos de doentes com COVID-19 grave. A taxa de fatalidade do grupo de doentes tratados com plasma convalescente versus não tratados com plasma convalescente foi de 0% e 30%, respetivamente. Os doentes de ambos os grupos tinham características basais semelhantes.

11 maio 2020

A Aliança do Plasma CoVIg-19, uma colaboração da indústria do plasma sem precedentes, estabeleceu recentemente uma colaboração para acelerar o desenvolvimento de uma imunoglobulina hiperimune derivada de plasma para a COVID-19, está a desenvolver-se rapidamente. Neste momento, são já 10 as companhias de plasma como membros e também incluem outras organizações que não da indústria do plasma, que fornecem ferramentas fundamentais para encorajar as pessoas a doarem plasma.  

08 maio 2020

No atual contexto da pandemia por COVID-19, os doentes oncológicos constituem um grupo de risco. Com o intuito de contribuir para a disseminação de informação atualizada sobre o impacto da COVID-19 nos doentes com patologia do foro hemato-oncológico, a Gilead tem divulgado junto da comunidade de hematologistas uma compilação da informação mais atual disponibilizada pelas entidades e sociedades científicas nacionais e internacionais. 

27 Abr. 2020

“COVID-19 e Hematologia: Organização dos Serviços e Recomendações de Gestão de Doentes”. Foi este o tema do webinar que aconteceu no passado dia 1 de abril e que juntou inúmeras pessoas virtualmente com interesse no tema. As principais recomendações na gestão de doentes com neoplasias hematológicas e a organização dos serviços de Hematologia foram algumas das temáticas discutidas no decorrer do webinar, que contou com palestrantes ligados às áreas da Infecciologia, Hematologia e farmacêutica.

27 Abr. 2020

Assegurar o acesso à terapêutica profilática e manter a assistência médica necessária para garantir a saúde das pessoas com hemofilia, livres de hemorragias e protegidas da COVID-19, é o desafio que neste momento é colocado às unidades de Imunohemoterapia. Para debater o tema, a News Farma, com o apoio da Bayer, organizou o webinar intitulado "COVID-19 e hemofilia: factos, desafios e soluções", que decorreu no passado dia 13 de abril.

27 Abr. 2020

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), comunicou aos insuficientes renais crónicos portugueses, em programa de hemodiálise, às suas famílias e à população em geral que, "desde a primeira hora, em estreita ligação com as autoridades de saúde e com as associações de doentes, definiu planos de contingência para lidar com a emergência sanitária decorrente da pandemia por infeção por SARS – COV – 2" e o risco que a mesma representa para as clínicas de diálise e para os seus doentes e profissionais.

27 Abr. 2020

No decorrer do Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), assinalado no passado dia 21 de abril, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia e a Astellas Farma juntaram-se para alertar para a importância de, mesmo em tempos de pandemia, diagnosticar e tratar o mais cedo possível esta patologia, de forma a que os doentes tenham maior probabilidade de sobreviver.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB