Atualidade

11 Jun. 2019

A Bayer anunciou uma parceria de cinco anos com o Programa de Ajuda Humanitária da World Federation of Hemophilia (WFH). O Programa vai facultar tratamentos a doentes em mais de 60 países, nos quais o acesso ao tratamento é limitado. Em 2019, a Bayer irá doar 50 milhões de unidades internacionais de produtos do portefólio Bayer de Fator VIII recombinante rFVIII. A Bayer, para o tratamento de doentes com hemofilia A, inclui a mais recente molécula com semi-vida prolongada para a hemofilia, BAY94-9027, assim como BAY81-8973.

11 Jun. 2019

Uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) Universidade do Porto, em colaboração com o grupo de Ferro e Imunidade do MRC Weatherall Institute of Molecular Medicine na Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriram que o gene NRF2 tem um papel importante na regulação dos níveis elevados de ferro no organismo.

11 Jun. 2019

As candidaturas para a Bolsa Celgene de 2019 terminam no próximo dia 30 de junho. A bolsa, no valor de 10 mil euros, destina-se a apoiar novos projetos centrados nas pessoas com doenças oncológicas e doenças crónicas debilitantes do sistema nervoso.

01 Jun. 2019

O Pestana Cidadela Cascais foi o local escolhido para marcar a entrada de um novo fármaco no mercado português - um produto fator VIII recombinante de semivida prolongada. O evento, que ocorreu nos dias 31 de maio e 1 de junho, contou com um painel de peritos nacionais e internacionais de renome na área da Hemofilia e reuniu cerca de 50 imuno-hemoterapeutas que não perderam a oportunidade de assistir às “Actualizações em Hemofilia A”.

31 maio 2019

O presidente da Associação Portuguesa de Hemofilia (APH), Dr. Miguel Crato, esteve presente na sessão organizada pela Takeda “Atualizações em Hemofilia A”, dia 31 de maio, em Cascais. Deu aos participantes a perspetiva da pessoa com hemofilia, mencionando um claro objetivo destes doentes: ausência de hemorragias e terapêutica mais personalizada para o seu estilo de vida.

27 maio 2019

Com o objetivo de dinamizar a investigação hematológica em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) acaba de lançar o Prémio Nacional de Hematologia 2019, no valor de 25 mil euros, que pretende distinguir trabalhos originais de investigação científica.

13 maio 2019

É no próximo dia 1 de junho que decorre a Reunião “Actualização em Linfomas Cutâneos”, no Centro de Congressos de Aveiro. Hematologistas e dermatologistas são os principais destinatários desta iniciativa da Takeda, que conta com a Prof.ª Doutora Margarida Lima enquanto chair. O programa científico já está disponível.

 

13 maio 2019

Dor, esperança de vida reduzida, falta de mobilidade, hospitalização frequente, estigma social elevado. Era esta a realidade dos doentes com hemofilia até há bem pouco tempo. Ainda que, atualmente, os avanços científicos permitam mais e melhores tratamentos, o estigma permanece. As conclusões são do estudo etnográfico “O dia-a-dia da pessoa com hemofilia”, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Hemofilia e outras Coagulopatias Congénitas (APH) e pela Roche, que foi apresentado no dia 10 de maio, na conferência Hemofilia em Portugal, um Retrato dos Nossos Dias, em Lisboa.

 

13 maio 2019

De acordo com o estudo EMPIRE, cerca de 50% dos doentes com insuficiência cardíaca (IC) grave têm anemia, mostrando que a prevalência da anemia na população portuguesa adulta é bastante superior àquela prevista pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que se estimava ser uma prevalência de 15% é, na realidade, de 20.4%, constituindo, por isso, um problema de Saúde Pública. Em cerca de metade dos casos a anemia é ferropenica.

 

13 maio 2019

Acaba de ser lançada mais uma edição da Bolsa Celgene 2019, pela biofarmacêutica Celgene, no valor de 10 mil euros. A iniciativa visa alcançar projetos centrados nas pessoas com doenças oncológicas e doenças crónicas debilitantes do sistema nervoso, apoiando o financiamento daqueles que apresentam soluções inovadoras para as necessidades não-clínicas dos doentes e dos seus cuidadores e novas formas de aproximar os doentes para uma melhor gestão da sua doença.

 

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB