Atualidade

15 Abr. 2019

A iniciativa Diagnostic Masterclass, que decorreu no dia 30 de março, no edifício da Novartis, em Lisboa, recebeu o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica (SPAP). Esta edição contou com a participação do Dr. José Cabeçadas, que representou a presidente da SPAP, Prof.ª Doutora Paula Borralho, e do Dr. José Pedro Carda, secretário-geral da SPH. Veja alguns dos momentos fotográficos que marcaram este evento, captados pela lente do My Hematologia.

 

15 Abr. 2019

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organizou, no último dia 6 de abril, em parceria com a International Myeloma Foundation (IMF), o “Seminário APCL sobre Mieloma Múltiplo”. A iniciativa, que decorreu em Lisboa, reuniu especialistas para debater as várias temáticas relacionadas com a doença maligna das células plasmáticas, passando por “abordagem da dor”, “cuidados domiciliários”, “novos tratamentos e ensaios clínicos” e “terapia ocupacional”. O My Hematologia marcou presença e mostra-lhe agora alguns dos melhores momentos em fotografias.

 

15 Abr. 2019

A Celgene anunciou, no último mês de março, que o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) atribuiu parecer positivo a dois regimes terapêuticos do mieloma múltiplo (MM), baseados em lenalidomida e pomalidomida.

 

 

15 Abr. 2019

O Centro de Congressos de Aveiro vai acolher a Reunião "Actualização em Linfomas Cutâneos", no dia 1 de junho. Organizado pela Takeda, o encontro dirige-se, principalmente, a hematologistas e dermatologistas.

 

01 Abr. 2019

A Comissão Europeia, a 14 de março, estendeu a aprovação do uso de emicizumab para profilaxia em doentes com hemofilia A grave sem inibidores do fator VIII (FVIII). O emicizumab foi o primeiro medicamento a reduzir significativamente as hemorragias tratadas em relação à profilaxia prévia com FVIII, numa comparação prospetiva intra-individual. Adicionalmente, emicizumab é o único medicamento profilático que pode ser administrado por via subcutânea e que apresenta opção de escolha de administração semanal, quinzenal ou mensal.

29 Mar. 2019

Easy Blood Crossmatch (EBC) é a tecnologia recente que permite um teste rápido e seguro de compatibilidade do sangue, fundamental para acelerar os procedimentos médicos em situações de emergência hospitalar. Esta solução apresenta-se como um produto de baixo custo, que permite fazer provas de compatibilidade de sangue em países com baixos recursos.

 

29 Mar. 2019

Mediante os resultados do recente estudo EMPIRE, realizado em 2015, um em cada cinco portugueses adultos tem anemia, ainda que a maioria dos casos não esteja diagnosticada. O alerta surge no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, pelo Anemia Working Group Portugal (AWGP), que considera a patologia um problema de Saúde Pública. A prevalência da doença é elevada, atingindo os 20%, sendo que a situação se agrava face aos 84% dos doentes que desconhecem que têm anemia.

 

29 Mar. 2019

Resultando de uma parceria entre o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Fundação Vodafone Portugal, foi desenvolvido um projeto, suportado nas novas tecnologias de comunicação, destinado a otimizar a transmissão da informação relativa às diferentes etapas da cadeia de transplantação. A nova aplicação móvel destina-se a todos os intervenientes da Rede Nacional de Colheita e Transplantação.

 

18 Mar. 2019

A Janssen voltou a organizar, na Figueira da Foz, o evento Hematology Meeting 2019, que decorreu nos dias 15 e 16 de março. Este evento educacional, organizado anualmente pela Janssen, contou com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH). Veja alguns dos momentos vividos com a nossa galeria de imagens. 

18 Mar. 2019

Os avanços recentes nos marcadores de diagnóstico e prognóstico e na abordagem terapêutica de doenças hematológicas estarão em destaque na 29.ª Sabatina de Hematologia, que terá lugar no dia 6 de abril, no auditório da Subunidade III da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB