Atualidade

01 Mar. 2021

A Kite, uma empresa da Gilead, anuncia que o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. aprovou o financiamento e utilização pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do axicabtagene ciloleucel para o tratamento de doentes adultos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) e linfoma de grandes células B primário do mediastino (LGCBPM), recidivante ou refratário após duas ou mais Linhas de terapia sistémica.

01 Mar. 2021

Integrado no programa do dia 2 de fevereiro do 14th Annual Congress da European Association for Haemophilia and Allied Disorders Congress (EAHAD 2021), o simpósio promovido pela Takeda, intitulado “Spotlight on Joint Health in Haemorrhagic Diseases”, colocou em evidência as estratégias atuais de tratamento para prevenção das hemartroses.

01 Mar. 2021

O trabalho “Pharmacokinetic diferences in hemophilia A based on FVIII product and on assay type”, realizado pela Dr.ª Lídia Costa, interna de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, e restante equipa, resulta do esforço, assente em estudos de farmacocinética, em adaptar a terapêutica às necessidades de cada doente, de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida e “o mais normal possível”. Este trabalho foi aceite, sob a forma de e-poster, no 14th Annual Congress da European Association for Haemophilia and Allied Disorders (EAHAD) 2021. Assista no vídeo às explicações da autora e às conclusões.

01 Mar. 2021

A BebéVida, banco de tecidos e células estaminais, destaca o papel do tratamento com células estaminais para garantir uma melhor esperança e qualidade de vida em doentes pediátricos com leucemia, especialmente no período pós-transplante.

01 Mar. 2021

Duas escolas médicas, uma unidade hospitalar e quatro centros de investigação uniram-se para criar o Laboratório Associado no campo da investigação clínica e da translação. O RISE – Rede de Investigação em Saúde vem promover a investigação médica com elevada aplicabilidade na clínica e na comunidade.

19 Fev. 2021

A Prof.ª Doutora Gili Kenet, diretora do National Hemophilia Center & Thrombosis Research Institute da Universidade de Tel Aviv, em Israel, foi uma das intervenientes no simpósio da Roche, decorrido no dia 4 de fevereiro, no âmbito do EAHAD 2021. No mesmo dia, a especialista protagonizou uma sessão sobre o uso de emicizumab em doentes não previamente tratados (PUP) e em crianças. A propósito destas duas sessões, a Prof.ª Doutora Gili Kenet concedeu uma entrevista à My Hematologia, durante a qual relatou a sua experiência de “vida real” com este anticorpo monoclonal na prática clínica. Assista ao vídeo.

18 Fev. 2021

Um painel de três especialistas, composto pelo Dr. Charles Percy, pelo Prof. Doutor Cedric Hermans e pela Prof.ª Doutora Gili Kenet, reviu os dados de evidência de ensaios clínicos e de “vida real” com emicizumab, durante um simpósio, promovido pela Roche, que focou as necessidades não atendidas das pessoas com hemofilia A (HA). Durante esta sessão, intitulada “Elevating Haemophilia A Care: Where Are We Now and Where Are We Heading?”, integrada no programa do dia 4 de fevereiro do 14th Annual Congress da European Association for Haemophilia and Allied Disorders (EAHAD), foram ainda discutidos os benefícios conferidos pelas novas estratégias de tratamento, que se estendem para além da proteção hemorrágica.

15 Fev. 2021

A Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) divulgou, na passada semana, duas recomendações para a vacinação da European Hematology Association (EHA), considerando que deve existir uma preocupação consciente em relação aos doentes com doenças hematológicas. Saiba quais são as recomendações.

05 Fev. 2021

Decorreu no sábado, dia 5 de dezembro, uma sessão intitulada “A Map for the Changing Landscape of CLL - Live Q&A”, que contou com as intervenções da Dr.ª Jacqueline C. Barrientos (Zucker School of Medicine at Hofstra/Northwell), da Prof.ª Doutora Carol Moreno (Hospital de la Santa Creu i Sant Pau), e do Dr. Anthony R. Mato (Memorial Sloan Kettering Cancer Center). Os três hematologistas debateram os novos avanços no tratamento da leucemia linfocítica crónica (LLC), cujo conhecimento da biologia da doença conduziu ao desenvolvimento de novos agentes dirigidos e imunoterapias.

05 Fev. 2021

“Mapping the New Era in CLL Management: Precision Medicine and Patient Perspectives in Treatment-Naïve and Relapsed Disease” foi o título de uma sessão educacional, moderada pelo Prof. Doutor John G. Gribben, que decorreu no dia 4 de dezembro, no âmbito da 62nd ASH Annual Meeting and Exposition (ASH 2020).

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieAmgemGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheSanofi GenzymeTakeda

 

Logo