Atualidade
A Comissão Executiva da Comissão de Avaliação de Tecnologias da Saúde (CATS), do INFARMED, considerou que o pembrolizumab apresenta valor terapêutico acrescentado não quantificável e custo-efetividade em comparação com brentuximab vedotina, existindo uma mais-valia na sua utilização em monoterapia para o tratamento de doentes adultos e pediátricos, com idade igual ou superior a três anos, com linfoma de Hodgkin clássico (LHc) refratário ou recidivado, que falharam transplante autólogo de células estaminais (ASCT) ou após, pelo menos, duas linhas terapêuticas anteriores, quando a ASCT não é uma opção de tratamento.
A Kite, empresa da Gilead, anunciou os resultados de seguimento de três anos do estudo ZUMA-3 de brexucabtagene autoleucel, uma terapia com células CAR T indicada para o tratamento de doentes adultos com idade igual ou superior a 26 anos com leucemia linfoblástica aguda de células B recidivante ou refratária (B-LLA R/R). Os resultados da análise mostraram uma sobrevivência global (SG) mediana de 26 meses e demonstraram que as respostas permaneceram duradouras em adultos com B-LLA R/R com um perfil de segurança consistente observado desde a análise de dois anos. Estes resultados foram apresentados durante uma sessão de posters no 5th European CAR T-cell Meeting, no Roterdão, nos Países Baixos.
Em Portugal, mais de metade (52,7 %) dos doentes com mieloma múltiplo (MM) abandonou a sua atividade profissional devido ao seu estado de saúde. A conclusão é do estudo “Viver com Mieloma Múltiplo: Impacto na Vida dos Doentes em Portugal”, divulgado no âmbito do mês de consciencialização para o mieloma múltiplo, que se assinala em março.
Estão abertas as candidaturas para a 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. No valor de 15 mil euros, esta Bolsa de Investigação tem como objetivo promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento - o mieloma múltiplo. O período de candidaturas decorre entre o dia 1 de março de 2023 e o dia 31 de maio de 2023.
A Kite, uma empresa da Gilead, anunciou os dados de follow-up de três anos do estudo ZUMA-5 de axicabtagene ciloleucel em linfoma não-Hodgkin indolente (LNHi) recidivante ou refratário (R/R), mostrando resposta mantida em 53 % dos doentes com linfoma folicular (LF) incluídos nesta análise e duração prolongada da sobrevivência livre de progressão (PFS) no estudo de Fase 2, apresentado na Reunião Anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH).
De 23 a 25 de fevereiro, o Porto Palacio Hotel recebeu a primeira edição das Perspectivas em Hematologia, com o patrocínio institucional do Seviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João. A My Hematologia preparou uma fotogaleria representativa do ambiente vivido na reunião.
De 23 a 25 de fevereiro, o Porto Palácio Hotel recebe a primeira edição das Perspectivas dem Hematologia. A My Hematologia traz até si uma fotogaleria com alguns momentos que marcaram a ordem de trabalhos do evento.
O plasma recolhido em Portugal é insuficiente para as necessidades, conclui um relatório, que alerta para a dependência nacional nesta área e aponta a necessidade de definir uma estratégia de incentivo à dádiva. O documento, apresentado na Ordem dos Médicos, refere que, nos últimos anos, a média de plasma colhido em Portugal se tem mantido nos 60 000 litros por ano, um volume que “é insuficiente para as necessidades nacionais em medicamentos derivados do plasma”.
A US Food and Drug Administration (FDA) aprovou o daprodustat, um inibidor da enzima prolil-hidroxilase do fator induzido por hipóxia (HIF-PHI), de toma oral diária para o tratamento da anemia da doença renal crónica (DRC) em adultos que estejam a efetuar diálise há, pelo menos, quatro meses. Trata-se do primeiro medicamento inovador para o tratamento da anemia em mais de 30 anos e o único HIF- PHI aprovado nos EUA, proporcionando uma nova opção oral e conveniente para este grupo de doentes.
A Kite, uma empresa Gilead, e a Arcellx anunciam o estabelecimento do acordo da colaboração estratégica global previamente anunciado pelas duas empresas para co-desenvolver e co-comercializar o produto candidato principal em fase clínica avançada da Arcellx, o CART-ddBCMA (D-Domain B cell maturation antigen), para o tratamento de doentes com mieloma múltiplo recidivante ou refratário.