Atualidade

14 Out. 2019

Celebrou-se ontem, dia 13 de outubro, o World Thrombosis Day, um movimento global, liderado pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH – International Society on Thrombosis and Haemostasis), que em Portugal conta com o apoio do Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT) para promover a consciencialização sobre a trombose, doença pouco conhecida, mas potencialmente letal, aumentando o conhecimento e compreensão sobre os riscos e a importância da sua prevenção.

14 Out. 2019

A terapêutica oral, numa toma única diária, de gilteritinib, da Astellas Farma, acaba de receber parecer positivo do Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) no tratamento de doentes adultos com leucemia mieloide aguda (LMA) com mutação FLT3 (FLT3mut +), recidivante ou refratária à terapêutica. Se aprovado pela Comissão Europeia, gilteritinib representará um dos poucos avanços na Europa, no tratamento da leucemia mieloide aguda nos últimos 40 anos.

14 Out. 2019

A Takeda Portugal anunciou que rurioctocog alfa pegol pó e solvente para solução injetável obteve a aprovação do Infarmed para o tratamento e profilaxia de hemorragias, em doentes de idade igual ou superior a 12 anos com hemofilia A, no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

30 Set. 2019

Sabe-se que as terapias imuno-oncológicas têm-se revelado promissoras no que diz respeito a algumas neoplasias hematológicas, no entanto, investigadores têm-se dedicado também ao seu estudo no que toca ao cancro ginecológico. Segundo o Prof. Doutor Thomas J. Herzog, este é “um momento emocionante” nos avanços do tratamento e novas terapêuticas deste tipo de cancro.

30 Set. 2019

A Direção-Geral da Saúde (DGS) foi autorizada a avançar na operacionalização da gestão do programa “Diz não a uma seringa em segunda mão”, um projeto de troca de seringas criado no ano de 1993 que já distribuiu em Portugal mais de 57 milhões de seringas e cerca de 30 milhões de preservativos nos últimos 25 anos.

30 Set. 2019

Está em desenvolvimento um novo exame de sangue que poderá ajudar na deteção de cerca de 20 tipos de cancro. A investigação está a ser conduzida pelo Dana-Farber Cancer Institute, um centro de investigação e tratamento do cancro sediado em Boston, Massachusetts. 

20 Set. 2019

A Associação Portuguesa de Imuno-hemoterapia (APIH) organiza o XI Congresso Nacional nos dias 11 e 12 de outubro, no Hotel Santa Eulália, em Albufeira. O evento é presidido pela Dr.ª Helena Gonçalves, presidente da APIH.

20 Set. 2019

O Fórum Hematológico do Norte organiza, no dia 8 de novembro, o I Curso de Tromboembolismo Venoso, destinado a internos de Hematologia e Imunohemoterapia. A iniciativa vai ter lugar na Oporto Business School.

20 Set. 2019

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou a comparticipação de venetoclax em combinação com rituximab no tratamento de doentes adultos com leucemia linfocítica crónica (LLC) que receberam pelo menos uma terapêutica prévia.

16 Set. 2019

No mês de setembro, em que se assinala a consciencialização para as doenças hemato-oncológicas, a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), em parceria com a farmacêutica Takeda, lançam a campanha “Contra o Cancro do Sangue", com os hashtags #contraocancrodosangue #vestimosdevermelho.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB