Atualidade

02 Ago. 2019

A Takeda Portugal acaba de anunciar que a sua nova terapêutica obteve a aprovação do financiamento pelo INFARMED, para doentes adultos com mieloma múltiplo que tenham recebido pelo menos uma terapêutica prévia.

22 Jul. 2019

Foi descoberto um processo molecular envolvido na ação de certos tipos de medicamentos anti-leucemia que abre novos caminhos ao desenvolvimento de tratamentos para a leucemia mieloide aguda (LMA). É este o resultado do estudo levado a cabo pelo Institute for Research in Immunology and Cancer (IRIC), na Universidade de Montreal, no Canadá, que se focou no tipo mais comum de leucemia em adultos.

22 Jul. 2019

A Medicina de Precisão, para se tornar uma realidade na prática clínica, precisa do suporte das tecnologias. Na 11.ª edição do Personalised Healthcare in Oncology, evento promovido pela Roche, o Prof. Doutor Rui Henrique, do IPO Porto, apresentou os diversos tipos de tecnologias dedicados à Medicina de Precisão, focalizando-se na inteligência artificial e no deep learning.

08 Jul. 2019

Com o objetivo de capacitar os doentes com mieloma múltiplo, a Amgen Biofarmacêutica em parceria com a Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) criaram um documento educacional. Dentro deste documento é ainda disponibilizado um “diário do doente” bem como um folheto para o cuidador.

08 Jul. 2019

O tema “Púrpura trombocitopénica trombótica adquirida (PPT)” foi debatido pelo Dr. José Pedro Carda, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), durante a 29.ª edição da Sabatina de Hematologia, um evento que decorreu no dia 6 de abril em Coimbra. Segundo o especialista, a PPT é uma “patologia hematológica rara, caracterizada por múltiplas alterações clínico-laboratoriais resultantes de uma microangiopatia trombótica (MAT)”. Na sua origem “está um défice de uma metaloprotease – ADAMTS13 – responsável pela clivagem fisiológica dos multímeros de Von Willebrand de alto peso molecular”.

08 Jul. 2019

A AstraZeneca anunciou, no passado dia 6 de junho, os resultados positivos do estudo de fase III ELEVATE-TN de acalabrutinib em doentes com leucemia linfocítica crónica (LLC) previamente não tratada, o tipo mais comum de leucemia em adultos. Este é o segundo dos estudos prioritários de acalabrutinib em LLC a atingir precocemente o seu endpoint primário, na sequência dos resultados positivos do estudo ASCEND, anunciados em maio.

27 Jun. 2019

O Prof. Doutor Vasco Bonifácio, do Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST-UL), é o investigador responsável pelo projeto vencedor da 3.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. O prémio de 10 mil euros tem como intuito impulsionar a investigação no desenvolvimento de novas terapias para o mieloma múltiplo baseadas em medicina regenerativa. Para além do investigador principal, a equipa é constituída pela Prof.ª Doutora Sandra Pinto e pela Prof.ª Doutora Margarida Diogo. Em entrevista ao My Hematologia, os investigadores explicam os principais objetivos do projeto. Assista ao vídeo.

24 Jun. 2019

Encontra-se aberto o concurso para as Bolsas de Formação Avançada da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), no valor total máximo de 10 mil euros por bolsa. As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 30 de setembro. 

24 Jun. 2019

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e a Amgen Biofarmacêutica promovem a Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo (clínica, básica, epidemiológica e/ou qualidade de vida). O vencedor da bolsa vai ser conhecido na próxima quarta-feira, dia 26 de junho, nos Montes Claros, Lisbon Secret Spot, em Lisboa.

24 Jun. 2019

A velocidade da marcha consegue prever taxas de sobrevivência e idas ao hospital de pessoas mais velhas com cancro do sangue. Esta é a conclusão de um estudo, publicado na revista Blood, que teve como base um percurso de quatro metros. O linfoma não-Hodgkin foi o que mostrou resultados mais substanciais.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB