Atualidade

23 maio 2022

Cinco estudos apresentados durante a 63.ª reunião anual da American Society of Hematology (ASH) lançaram luz sobre o fardo persistente que a COVID-19 tem tido sobre pessoas com doenças hematológicas subjacentes. Os estudos visaram avaliar o impacto da infeção, tratamentos e vacinação relacionados com a COVID-19 nesta população singularmente vulnerável.

23 maio 2022

Terminam no final deste mês de maio as candidaturas para a 4.ª edição da bolsa de investigação em mieloma múltiplo, uma parceria da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.

09 maio 2022

Daratumumab está financiado em Portugal, para utilização em meio hospitalar, para o tratamento de doentes adultos com mieloma múltiplo recém-diagnosticado, elegíveis e não elegíveis para transplante autólogo de células estaminais (ASCT).

09 maio 2022

Todas as equipas de profissionais de saúde que representam instituições de prestação de cuidados de saúde ou instituições científicas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, podem candidatar-se e submeter as suas propostas para a 4.ª edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde até 27 de maio.

26 Abr. 2022

A leucemia mieloide aguda (LMA) tem novos tratamentos que incidem sobre alterações genéticas nas células. As novas terapias, designadas de “terapêutica dirigida ou terapêutica-alvo”, partilha a Dr.ª Isabel Barbosa, presidente da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), demonstraram ser “menos agressivas para os doentes”.

26 Abr. 2022

Sanofi lança, em Portugal, o caplacizumab, primeiro medicamento para o tratamento da púrpura trombocitopénica trombótica adquirida (PTTa), uma doença hematológica rara considerada uma emergência médica pela gravidade dos seus episódios, que são potencialmente fatais. Este medicamento é também o primeiro aprovado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), baseado na tecnologia de nanocorpos, uma nova geração de biofármacos que representa progresso e inovação terapêutica devido ao seu grande potencial de aplicação em diferentes áreas (respiratória, cardiovascular, inflamatória, musculoesquelética e cancro).

26 Abr. 2022

O novo tratamento experimental, realizado nos Estados Unidos da América, demonstra eficácia e perfil de segurança favorável, podendo vir a constituir uma alternativa às terapêuticas atuais no tratamento desta doença cujos sintomas, melhoram significativamente após aplicação de células estaminais mesenquimais do tecido adiposo, também conhecido por gordura.

11 Abr. 2022

Foram recentemente desenvolvidos por investigadores mini-proteínas através de um software que prevê o folding de proteínas com potencial para combater doenças, desde o cancro à COVID-19. O software também tem potencial para permitir conceber sondas de deteção precoce de doenças.

11 Abr. 2022

Os avanços científicos relacionados com os problemas de envelhecimento envolvem novos fármacos avançados, a futura aplicação de células estaminais e o controlo da inflamação associada ao funcionamento do sistema imunitário pode contribuir para a melhoria da função pancreática, em caso de problemas de insulina relacionados com a diabetes, avança o coordenador científico do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA Portugal).

11 Abr. 2022

Sanofi e a Blackstone anunciam uma colaboração estratégica de partilha de risco ao abrigo da qual os fundos geridos pela Blackstone Life Sciences (BXLS) irão contribuir até 300 milhões de euros para acelerar os estudos globais principais e o programa de desenvolvimento clínico para a formulação subcutânea e administração do anticorpo anti-CD38 isatuximab, para tratar doentes com mieloma múltiplo (MM). Prevê-se que o estudo pivotal para a formulação subcutânea tenha início no segundo semestre de 2022.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieAMGENBayerCSL BehringGileadJanssen

 

NovartisPfizerRocheTakeda

 

Logo