Atualidade

15 Fev. 2019

Conhecer os outcomes clínicos do tratamento de hemofilia A grave e avaliar a gravidade dos eventos hemorrágicos recorrendo ao score ISTH-BAT foram os objetivos de dois trabalhos apresentados no congresso da EAHAD, pela equipa do Centro Hospitalar do Porto, coordenada pela Dr.ª Sara Morais. Como autora de ambos os trabalhos, a Prof.ª Doutora Eugénia Cruz, partilha aqui o propósito e conclusões dos trabalhos.

14 Fev. 2019

A comunidade dedicada à investigação e tratamento da hemofilia e doenças associadas despediu-se de Praga, após três dias de trabalho. Mais de 2500 participantes, provenientes de 80 países, acompanharam o estado da arte da hemofilia A e B e outros distúrbios hemorrágicos, debatendo o controlo e gestão destas doenças, assim como novas opções terapêuticas.

13 Fev. 2019

O Prof. Doutor John Pasi, do Royal London Hospital Barts e da Escola de Medicina de Londres, Reino Unido, foi um dos palestrantes convidados do 12.º Congresso Anual da EAHAD, onde abordou o estado atual da terapia génica nas hemofilias A e B.

12 Fev. 2019

A Takeda anunciou, esta manhã, que a Comissão Europeia alargou a licença de comercialização de brentuximab vedotina para o tratamento de linfoma de Hodgkin CD30+ em estadio IV, em associação com adriamicina, vinblastina e dacarbazina (AVD), em doentes adultos não previamente tratados. Na prática, esta decisão significa que a combinação pode ser utilizada em 28 estados membros da União Europeia, sendo também aplicável na Noruega, Liechtenstein e Islândia.

09 Fev. 2019

O Congresso da EAHAD encerrou com chave de ouro, distinguindo o especialista britânico Prof. Doutor Edward Tuddenham Prémio Carreira da EAHAD, assim como a atribuição de bolsas de investigação aos trabalhos mais promissores em prol de pessoas com hemofilias e outros distúrbios hemorrágicos.

08 Fev. 2019

O segundo dia do 12.º Congresso da European Association for Haemophilia and Allied Disorders (EAHAD) reuniu especialistas de todo o mundo para discutir a temática dos distúrbios hemorrágicos, ao longo de diversas sessões. Além disso, houve também a apresentação de pósteres, alguns deles da autoria de profissionais portugueses. Percorra a galeria e veja alguns dos melhores momentos do segundo dia do EAHAD 2019.

 

08 Fev. 2019

Integrado no 12.º Congresso Anual da EAHAD, o simpósio organizado pela Roche abordou os desafios que persistem na gestão da hemofilia A, tanto para os profissionais de saúde, como para os doentes e cuidadores, e as diferentes estratégias de mitigação ou eliminação de sintomas associados à doença.

 

08 Fev. 2019

A participação portuguesa faz-se sentir no EAHAD 2019, não só pela presença de especialistas nacionais dos centros de hemofilia e serviços de Imuno-Hemoterapia de norte a sul do país, mas também pelos trabalhos aceites para exposição em formato poster, nos três dias do congresso.

 

07 Fev. 2019

As temperaturas negativas e uma paisagem com vestígios de uma nevão recente não arrefeceram os ânimos dos cerca de 2.500 profissionais que marcam presença em Praga, capital da República Checa, no congresso da European Association for Haemophilia and Allied Disorders (EAHAD). Durante os três dias de evento, vão estar reunidos especialistas provenientes de um total de 80 países, todos eles envolvidos no tratamento das doenças hemorrágicas. Entre eles estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, pertencentes a uma comunidade coesa e interventiva.

 

01 Fev. 2019

A 25.ª edição do Curso de Pós-Graduação e Atualização em Hematologia: Neoplasias Linfoides está marcado para os próximos dias 16 e 17 de fevereiro, a decorrer na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). As inscrições estão abertas até ao dia 10 deste mês, estando as vagas limitadas aos 32 participantes.

 

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB