Entrevistas

Mieloma múltiplo: inovação nas opções terapêuticas traz novos desafios
Prof.ª Doutora Catarina Geraldes
23 Jan. 2023

Um dos maiores desafios para os clínicos que tratam doentes com mieloma múltiplo será a “incorporação e a sequenciação terapêutica para cada doente”, atendendo às “múltiplas inovações” verificadas nesta área. A Prof.ª Doutora Catarina Geraldes faz uma análise do panorama atual. Veja o vídeo.

Novas guidelines “beneficiam todos os grupos de doentes”
Dr.ª Joana Infante
09 Jan. 2023

Com “Atualização guidelines LMA ELNet 2022”, a Dr.ª Joana Infante, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), partilhou no Encontro de Jovens Hematologistas as mais recentes guidelines no que concerne a tópicos dos quais são exemplo: nova classificação de risco genético, novos fármacos para adequação terapêutica, assim como, novos nomes a dar à leucemia mieloide aguda (LMA). Assista à entrevista na íntegra.

Emergências em Hematologia e TMO: desafios, abordagens e procedimentos
Dr. Pedro Medeiros
09 Jan. 2023

Com o tema “Emergências em Hematologia e TMO”, o Dr. Pedro Medeiros, do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), trouxe ao Encontro de Jovens Hematologistas “situações clínicas que vão surgir nessas circunstâncias, em particular, na abordagem ao doente hematológico, que têm, de facto, um impacto muito grande na sobrevivência e naquela que é a qualidade do procedimento de transplantação”, afirma. Assista à entrevista na íntegra.

“O gilteritinib vem preencher a necessidade de qualquer hematologista, enquanto terapêutica da LMA em recidiva ou refratária”
Prof.ª Doutora Emília Cortesão
09 Jan. 2023

A Prof.ª Doutora Emília Cortesão, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi convidada a comentar a palestra do Prof. Doutor Alexander Perl, que participou na qualidade de preletor na reunião Xpert Xperience in Acute Myeloid Leukemia, promovida pela Astellas no dia 29 de setembro. Durante esta sessão, com transmissão online, foram partilhadas as evidências dos ensaios clínicos e a experiência clínica do Prof. Doutor Alexander Perl com gilteritinib, um fármaco usado no tratamento da leucemia mieloide aguda (LMA).

Anticorpos monoclonais biespecíficos representam uma maior esperança em doentes com mieloma múltiplo
Dr. Manuel Neves
04 Jan. 2023

Com uma evolução terapêutica “extraordinária” na última década no campo do mieloma múltiplo, o Dr. Manuel Neves conferiu os principais destaques abordados na 64.ª edição da reunião anual da American Society of Hematology, notificando para a “emergência” de utilização de vários anticorpos monoclonais biespecíficos, demonstrando-se que serão “uma nova arma terapêutica” pela sua eficácia representada através de estudos científicos. Assista ao testemunho do hemato-oncologista da Fundação Champalimaud.

Os dados apresentados sobre o mieloma múltiplo em Portugal pretendem identificar um padrão de tratamento
Dr. Rui Bergantim
26 Dez. 2022

“Dados sobre o Mieloma Múltiplo em Portugal” foi o nome da sessão apresentada pelo Dr. Rui Bergantim, tendo o especialista posto em perspetiva um estudo concretizado por meio de um questionário aplicado a diversos hematologistas portugueses, procurando-se identificar o padrão de tratamento dos doentes com mieloma múltiplo (MM). Em entrevista, o hematologista partilhou os momentos a reter da sua intervenção e analisou os desafios do tratamento em MM e as expectativas que deposita nas novas terapêuticas.

Vantagens clínicas e económicas com a prática de PBM: um dos tópicos do Anemia 2022
Dr. João Mairos
21 Dez. 2022

Em 2013, o Anemia, reunião bienal do Anemia Working Group Portugal (AWGP), dava os primeiros passos, num encontro que traz para discussão temas alusivos ao problema transversal da anemia. E na 6.ª edição, decorrida entre 25 e 26 de novembro, não foi exceção, com novas abordagens direcionadas para o Patient Blood Management (PBM), os Cuidados Paliativos, o desporto de competição e a COVID-19. Os destaques deste evento, tal como a caracterização na abordagem clínica perante esta condição, foram difundidos em entrevista pelo presidente do AWGP, Dr. João Mairos. Veja o vídeo.

Mieloma múltiplo: “Isatuximab é uma combinação útil para o doente”
Dr. Manuel Neves
12 Dez. 2022

O número de opções terapêuticas para o mieloma múltiplo (MM) é evidenciado como um desafio atual no tratamento desta neoplasia hematológica, na perspetiva do hemato-oncologista Dr. Manuel Neves da Fundação Champalimaud. Em entrevista, o médico partilhou as expectativas de resposta conforme as novas terapêuticas existentes e das mais-valias de Isatuximab para o MM no evento Multiply – Sanofi Oncology Meeting.

Tratamento do mieloma múltiplo: trabalho em equipa para o “sucesso” do doente
Enf.ª Susana Cardana
12 Dez. 2022

A Enf.ª Susana Cardana do Hospital Distrital de Santarém marcou presença no encontro multidisciplinar dedicado ao mieloma múltiplo, o Multiply – Sanofi Oncology Meeting, partilhando, em entrevista, a sua experiência clínica quanto às expectativas e desafios associados ao tratamento da neoplasia, atendendo às novas terapêuticas existentes, nomeadamente o isatuximab, bem como as mais-valias deste anticorpo monoclonal e o perfil de doentes que antevê com a sua utilização. Acompanhe a entrevista.

Dr.ª Daniela Alves destaca eficácia e segurança de venetoclax em doentes mais jovens com LLC
Dr.ª Daniela Alves
05 Dez. 2022

A Dr.ª Daniela Alves, médica hematologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, resumiu os principais destaques da palestra “Remissão com tratamento finito: 1.ª escolha na LLC”, da autoria do Dr. Al-Sawaf, membro do grupo alemão de leucemia linfocítica crónica (LLC), no dia 10 de novembro. A apresentação realizou-se no contexto do simpósio da AbbVie na Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2022.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieAMGENAstellasBayerCSL BehringGilead

 

GSKJanssenMSDNovartis

 

PfizerRocheSanofiTakeda

Logo