Entrevistas

Otimização do doente facilitada pelas consultas de Imuno-hemoterapia
Dr.ª Diana Sousa Mendes
28 Set. 2022

A propósito da campanha “Poupe sangue, salve vidas”, a Dr.ª Diana Sousa Mendes, diretora do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, refere que o principal objetivo é “encontrar os doentes que precisam de otimização dos seus valores hematológicos nomeadamente da hemoglobina por forma a que mais tarde não precisem de fazer a transfusão de sangue”. Assista ao vídeo.

Anemia no pré-operatório aumenta a necessidade de transfusão no pós-operatório
Dr. Ricardo Martins
27 Set. 2022

“Poupe sangue, salve vidas” é o mote da entrevista realizada ao Dr. Ricardo Martins, cirurgião no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). A importância de identificar e tratar a anemia em contexto pré e pós-operatório, e quais os protocolos seguidos nestas duas fases distintas, sobressai da conversa, sem esquecer as alternativas à transfusão sanguínea. Assista à entrevista.

Uma técnica anestésica adequada pode prevenir uma hemorragia cuja única opção seja uma transfusão
Dr.ª Rosário Órfão
27 Set. 2022

As orientações e o papel da Anestesiologia no que concerne a grupos especiais de doentes em contexto pré, intra e pós-operatório, os efeitos adversos à transfusão de sangue e quais as alternativas a essa técnica, da qual é exemplo o recurso a ferro endovenoso através da carboximaltose férrica, são alguns dos tópicos abordados pela Dr.ª Rosário Órfão, anestesiologista no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC). Assista à entrevista na íntegra em vídeo.

“Um terço dos adultos portugueses sofre de baixa de ferro” e as mulheres são as mais afetadas
Dr. João Mairos
27 Set. 2022

A ferropénia, “determina uma condição propicia ao surgimento de uma anemia”, que, no caso de uma mulher, com vontade de engravidar, deve ser prevista em análises pré-gestacionais, salienta o Dr. João Mairos, ginecologista e presidente da Anemia Working Group Portugal (AWGP), a propósito da campanha“Poupe sangue, salve vidas”. Assista à entrevista em vídeo.

Multiply Sanofi Oncology Meeting: uma reunião baseada em “avanços extraordinários na área do mieloma múltiplo”
Prof.ª Doutora Catarina Geraldes
26 Set. 2022

O Multiply Oncology Meeting Sanofi, um evento multidisciplinar dedicado ao mieloma múltiplo organizado pela Sanofi, vai decorrer no próximo 14 de outubro, Campo de Santa Clara, na Destilaria, em Lisboa. Em entrevista à My Hematologia, a Prof.ª Doutora Catarina Geraldes, chairmen da reunião, apelou à participação de todos os interessados, realçando os temas em debate. Veja o vídeo.

Compromisso da GSK com a Hematologia: Ambição pelos doentes com mieloma múltiplo
Prof.ª Doutora Neuza Teixeira
06 Set. 2022

Leia a entrevista realizada à Prof.ª Doutora Neuza Teixeira, Country Medical Manager da GSK, sobre a responsabilidade que a companhia biofarmacêutica detém perante a área hematológica e a ambição para com os doentes, concretamente para com aqueles que padecem de mieloma múltiplo, atendendo a determinados aspetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e, assim, contriubuir para uma melhor qualidade de vida dos doentes e lidar com os desafios emergentes.

"A comparticipação de gilteritinib vem facilitar o acesso a este tratamento nos doentes com LMA R/R FLT3m+”
Dr. José Mário Mariz
28 Jul. 2022

Na sequência da avaliação prévia hospitalar de gilteritinib por parte do INFARMED, o Dr. José Mário Mariz, diretor do Serviço de Hematologia do IPO do Porto, em conversa com a My Hematologia, diz não ter dúvidas de que este fármaco poderá contribuir para resgatar uma franja de doentes que, após a obtenção de uma resposta de maior qualidade, podem ser propostos para alotransplante, que é “a única esperança curativa na leucemia mieloide aguda em recaída/refratária (LMA R/R)”.

Anticorpo monoclonal é uma oportunidade para aumentar a esperança de vida dos doentes com mieloma múltiplo
Prof. Doutor João Paulo Cruz
18 Jul. 2022

Está em vista a apresentação de mais uma opção terapêutica para o mieloma múltiplo com a introdução de um anticorpo monoclonal, um fármaco direcionado aos doentes refratários a tratamentos anteriores, concretamente aqueles que não responderam a duas terapêuticas prévias, indica o Prof. Doutor João Paulo Cruz, no final da sessão “Introdução e Perspetiva da Farmácia Hospitalar” integrada no tópico “Isatuximab dos Estudos à Prática Clínica”, na 12.ª Reunião de Oncologia da APFH. Assista ao seu testemunho.

Quais as novidades sobre a leucemia mieloide aguda?
Dr. Guilherme Sapinho
15 Jul. 2022

Em entrevista à My Hematologia, o Dr. Guilherme Sapinho, do Hospital de Santa Maria, Lisboa, falou sobre o estado de arte da leucemia mieloide aguda (LMA) e destacou as apresentações do Congresso EHA 2022 que considerou mais relevantes nesta área, nomeadamente, a apresentação da nova proposta de classificação da LMA pelo International Consensus Classification.

Leucemia linfocítica crónica: “Foram apresentados dados de ensaios e de estudos que já eram bastante aguardados”
Dr.ª Mariana Fernandes
15 Jul. 2022

“Foram apresentados dados de ensaios e de estudos que já eram bastante aguardados”, afirmou a Dr.ª Mariana Fernandes, hematologista no Hospital dos Capuchos, em entrevista à My Hematologia, dando destaque ao ensaio clínico CLL13, em contexto de 1.ª linha, e fazendo referência a outros estudos, nomeadamente um ensaio clínico de fase 2 e um estudo de vida real.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieAMGENAstellasBayerCSL BehringGilead

 

JanssenNovartisPfizerRoche

 

SanofiTakeda

Logo