Entrevistas

Abordagens terapêuticas na leucemia linfoblástica aguda: como integrar inotuzumab ozogamicina no paradigma atual?
Prof. Doutor Claudio Cerchione
06 Jan. 2020

Integrado na reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), que decorreu entre os dias 14 e 16 de novembro, em Braga, o simpósio da Pfizer teve como objetivo debater as novidades no panorama de tratamento da leucemia linfoblástica aguda. Em entrevista ao My Hematologia, o Prof. Doutor Claudio Cerchione, da Universidade de Nápoles Federico II, explicou qual o potencial papel do inotuzumab na leucemia linfoblástica aguda em recaída ou refractária. Veja o vídeo.

Maximizar outcomes da transplantação em doentes com leucemia linfoblástica aguda em recaída ou refractária
Prof. Doutor João Forjaz de Lacerda
03 Jan. 2020

Como maximizar os outcomes e mitigar os efeitos secundários na transplantação, foi o tema da palestra do Prof. Doutor João Forjaz de Lacerda, hematologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, no simpósio promovido pela Pfizer, que se realizou no dia 14 de novembro, 1.º dia da Reunião da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH). Em entrevista, o especialista fez um resumo da sua palestra. Veja o vídeo.

Um workshop com efeitos positivos a nível prático e psicológico
Dr.ª Carolina Marini
12 Dez. 2019

Participante na 1.ª edição do workshop de preparação, a Dr.ª Carolina Marini transmite um feedback bastante positivo da sua participação, recomendando a realização do mesmo para internos dos primeiros anos. Para além do contributo prático para uma preparação adequada, a informação partilhada no workshop proporciona um efeito psicológico benéfico. Assista ao vídeo.

“Uma iniciativa fundamental” para melhor abordar o exame
Dr. Eduardo Espada
12 Dez. 2019

A motivação do Dr. Eduardo Espada para participar no workshop promovido pela Janssen, prendeu-se com a necessidade de entender o funcionamento do exame do fim de especialidade. Conhecer a grelha de avaliação e saber como planear o curriculum são os pontos importantes destacados pelo interno do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte. Assista ao vídeo.

Uma mais-valia para saber como estruturar o pensamento para o dia do exame
Dr.ª Filipa Mousinho
12 Dez. 2019

Interna do Hospital de São Francisco Xavier, a Dr.ª Filipa Mousinho foi uma das formandas deste workshop. Considera a participação no mesmo uma grande mais-valia para uma preparação consistente e com a antecedência adequada para aprender “a organizar o pensamento” no dia do exame de saída de especialidade. Assista ao vídeo.

Prova prática representa o dia-a-dia de um médico
Dr. Rui Bergantim
12 Dez. 2019

“Prova prática e discussão da história clínica” foi o módulo administrado pelo Dr. Rui Bergantim, no workshop de preparação para o exame do fim da especialidade de Hematologia Clínica. Na sua opinião, o nervosismo associado ao exame tem por base alguns “mitos” sobre o seu funcionamento, pelo que o esclarecimento é um importante passo para uma boa preparação. Assim como, a prova prática deve ser vista como o âmago da vida de um médico. Assista ao vídeo.

Estudar: a melhor recomendação de preparação para a prova teórica
Prof.ª Maria Gomes da Silva
12 Dez. 2019

A Jassen promoveu, a 9 de novembro, um workshop inédito dirigido a internos de último ano de Hematologia Clínica como preparação para o exame de saúde da especialidade. Coube à Prof.ª Maria Gomes da Silva, do IPO de Lisboa, de proporcionar aos formandos recomendações possíveis de alcançar êxito na prova teórica. Mas, como diz em entrevista, a única boa forma de preparação é estudar. Assista ao vídeo.

Importância nos critérios de elegibilidade dos doentes para receber células T CAR
Dr. José Carda
10 Dez. 2019

O Dr. José Carda, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi convidado a palestrar, juntamente com o Dr. Sérgio Chacim, o tema “Perfil do doente elegível para tratamento com células T CAR” inserido no workshop “Células T CAR - importância da abordagem focada no doente” no âmbito da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH). Em entrevista ao My Hematologia, o Dr. José Carda partilhou um pouco da sua experiência e opinião sobre o assunto. Assista ao vídeo.

Necessidades não satisfeitas no tratamento de linfomas com células T CAR
Dr. Armando Lopez-Guillermo
10 Dez. 2019

Braga foi palco da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), onde, no dia 14 de novembro, esteve inserido o workshop "Células T CAR - importância da abordagem focada no doente" promovido pela Gilead. Neste âmbito, o Dr. Armando Lopez-Guillermo, convidado do Departamento de Hematologia do Hospital de Barcelona, apresentou a sessão intitulada “Necessidades médicas não satisfeitas no tratamento de doentes com linfoma B difuso de grandes células (DLBCL) e linfoma primário do mediastino”.  

Aplicações, impacto e desafios das células T CAR nas doenças hematológicas
Dr. José Mário Mariz
10 Dez. 2019

O workshop “Células T CAR - importância da abordagem focada no doente” que decorreu no dia 14 de novembro em Braga, no âmbito da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia, foi moderada pelo Dr. José Mário Mariz, diretor da Clínica de Onco-Hematologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. Em entrevista ao My Hematologia, partilhou a sua opinião relativamente ao impacto das células CAR T nas doenças hematológicas e quantos doentes em Portugal poderão beneficiar desta terapêutica inovadora. Assista ao vídeo.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB