Entrevistas

Articulação de serviços e recomendações na gestão de doentes com neoplasias hematológicas: o que reter?
Dr. Jorge Coutinho
11 maio 2020

Especialistas ligados à Infecciologia, Hematologia e Farmacêutica reuniram-se, no passado mês de abril, no webinar organizado pela Abbvie intitulado “COVID-19 e Hematologia: Organização dos Serviços e Recomendações de Gestão de Doentes”. O Dr. Jorge Coutinho, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) e um dos participantes deste encontro virtual, falou com o My Hematologia acerca dos principais pontos de discussão do webinar, bem como das mais-valias da realização do mesmo. Leia a entrevista do especialista na íntegra.

O impacto da COVID-19 no tratamento dos doentes com mieloma múltiplo
Dr. Fernando Leal da Costa
27 Abr. 2020

A Sociedade Internacional do Mieloma emitiu recomendações para reduzir a probabilidade de infeção dos doentes com mieloma múltiplo com SARS-CoV-2. Para saber como estão a ser implementadas essas recomendações e quais as dificuldades sentidas pelos profissionais de saúde no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, a My Hematologia entrevistou o Dr. Fernando Leal da Costa, coordenador da Clínica do Mieloma.

Pandemia faz diminuir dádivas de sangue e condiciona transplantações
Dr. Fernando Leal da Costa
30 Mar. 2020

Perante a disseminação do covid-19, muitas são as medidas de segurança que estão a comprometer os circuitos e procedimentos habituais nas unidades de saúde. A questão dos transplantes, muito frequentes nas doenças hemato-oncológicas, foi tratada pelo Dr. Fernando Leal da Costa, hematologista e coordenador da Clínica do Mieloma do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, no webinar “A segurança do doente oncológico na era COVID-19”, promovido pela Takeda, no passado dia 26 de março.

Melhorar o nível de proteção e a saúde das articulações
Dr. Ramón Salvado
27 Fev. 2020

Comentando o programa da EAHAD, o Dr. Ramón Salvado, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra passa em revista alguns tópicos cobertos pelas sessões, desde as hemorragias femininas, à importância de prevenir as comorbidades das articulações, que se tem vindo a alcançar por benefício da profilaxia. Assista ao vídeo.

Eficácia e segurança: garantir a proteção do doente
Dr.ª Cristina Catarino
27 Fev. 2020

Participante no congresso da EAHAD, a Dr.ª Cristina Catarino deixa aqui as suas impressões sobre os recentes resultados de eficácia e segurança das novas terapêuticas partilhados pela indústria farmacêutica nas respetivas sessões na EAHAD. Assista ao vídeo.

Dados de vida real e a perspetiva dos doentes
Dr.ª Natascha Marquardt
27 Fev. 2020

A Dr.ª Natascha Marquardt apresentou no simpósio da Bayer a sua perspetiva quanto ao tratamento com damoctocog alfa pegol tendo partilhado dois casos da sua prática clínica. Em ambos os casos, a especialista teve como objetivo principal conseguir uma melhor proteção das articulações. Assista ao vídeo.

Damoctocog alfa pegol reduz frequência de administração na maioria dos doentes
Dr. Mark Reding
27 Fev. 2020

Palestrante no simpósio promovido pela Bayer, o Dr. Mark Reding, da Universidade do Minnesota (EUA), apresentou os resultados de segurança e eficácia de damoctocog alfa pegol – administrado num regime de duas vezes por semana, a cada cinco dias ou a cada sete dias – obtidos no ensaio clínico PROTECT VIII. Assista ao vídeo.

Abordagens terapêuticas na leucemia linfoblástica aguda: como integrar inotuzumab ozogamicina no paradigma atual?
Prof. Doutor Claudio Cerchione
06 Jan. 2020

Integrado na reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), que decorreu entre os dias 14 e 16 de novembro, em Braga, o simpósio da Pfizer teve como objetivo debater as novidades no panorama de tratamento da leucemia linfoblástica aguda. Em entrevista ao My Hematologia, o Prof. Doutor Claudio Cerchione, da Universidade de Nápoles Federico II, explicou qual o potencial papel do inotuzumab na leucemia linfoblástica aguda em recaída ou refractária. Veja o vídeo.

Maximizar outcomes da transplantação em doentes com leucemia linfoblástica aguda em recaída ou refractária
Prof. Doutor João Forjaz de Lacerda
03 Jan. 2020

Como maximizar os outcomes e mitigar os efeitos secundários na transplantação, foi o tema da palestra do Prof. Doutor João Forjaz de Lacerda, hematologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, no simpósio promovido pela Pfizer, que se realizou no dia 14 de novembro, 1.º dia da Reunião da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH). Em entrevista, o especialista fez um resumo da sua palestra. Veja o vídeo.

Um workshop com efeitos positivos a nível prático e psicológico
Dr.ª Carolina Marini
12 Dez. 2019

Participante na 1.ª edição do workshop de preparação, a Dr.ª Carolina Marini transmite um feedback bastante positivo da sua participação, recomendando a realização do mesmo para internos dos primeiros anos. Para além do contributo prático para uma preparação adequada, a informação partilhada no workshop proporciona um efeito psicológico benéfico. Assista ao vídeo.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB