Entrevistas
O PV Roadshow, uma iniciativa da Novartis, reuniu vários especialistas nacionais e estrangeiros para debater experiências e desafios vividos no a dia a dia. Para os médicos portugueses, “o balanço da reunião é extremamente positivo”. Neste espaço de discussão foram geradas respostas para dúvidas prementes na prática clínica, exemplificam os especialistas, recomendando por isso este formato de formação para outras áreas.
A propósito do Dia Mundial do Linfoma, assinalado a 15 de setembro, o Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia no Instituto Português de Oncologia de Lisboa e presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), concedeu uma entrevista à My Hematologia acerca da campanha “Coloquemo-nos na sua pele”, as restantes iniciativas da Associação e o estado de arte da doença em Portugal.
Convidado a comentar o simpósio “Unmet needs still remain in polycythemia vera: Expert insights on disease management”, integrado no programa do dia 8 de junho do EHA 2023, o Dr. Francisco Cubal apontou três necessidades na área da policitemia vera (PV) que, do seu ponto de vista, ainda não foram preenchidas: carga sintomática da doença, risco de eventos trombóticos e transformação para LMA ou mielofibrose.
Quatro. Foi este o número de necessidades não-atendidas na área da policitemia vera (PV), identificadas pelos preletores do simpósio “Unmet needs still remain in polycythemia vera: Expert insights on disease management”, promovido pela Novartis durante o Congresso da European Hematology Association (EHA) 2023, que decorreu de 8 a 15 de junho, em Frankfurt, Alemanha. Convidada a comentar o conteúdo desta sessão, a Dr.ª Marta Isabel Pereira, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), afirma que os inibidores da via JAK-STAT conseguem cobrir “praticamente todos os objetivos terapêuticos” da PV.
“Conseguimos discutir aspetos que não são consensuais na nossa prática clínica”, apontam os especialistas portugueses que participaram no PV Roadshow, elogiando o modelo que permitiu a partilha experiências “relevantes” a partir de casos de vida real com policitemia vera.
A Prof.ª Doutora Claire Harrison marcou presença no PV Roadshow, uma iniciativa da Novartis que juntou a expert e especialistas nacionais para discutirem casos clínicos. Em vídeo, os médicos portugueses apresentam as mais-valias deste formato, que descrevem como “interessante” por ter permitido um “ambiente mais propicio à discussão e troca de experiências” na gestão da policitemia vera.
Liliana Gonçalves faz um levantamento do que ainda pode ser feito quer por doentes, quer por cuidadores, em Portugal, nomeadamente na literacia. Uma rede de cuidados personalizados em que profissionais de saúde e cuidadores estejam sintonizados faz a diferença na melhoria da qualidade de vida do doente. Assista à entrevista.
O evento de lançamento do venetoclax, como nova indicação terapêutica para a leucemia mieloide aguda (LMA), contou-se com a participação de um palestrante internacional, o Prof. Doutor Yakir Moshe, hematologista no Tel Aviv Sourasky Medical Center, em Israel. Este evento foi organizado pela AbbVie, e contou com apresentações sobre a recente evidência científica e importância da combinação de venetoclax e azicitidina no tratamento de doentes idosos com LMA, não elegíveis para quimioterapia intensiva.
“É essencial que os doentes com hipofosfatemia ligada ao cromossoma X e com linfomas cutâneos de células T tenham acesso às mais recentes inovações terapêuticas que tragam um valor real para a sua saúde”, afirma o Dr. Pablo Viguera, diretor médico da Kyowa Kirin Internacional, em entrevista à My Hematologia, salientando a importância da investigação na área das doenças raras.
Uma doença incurável, como ainda é mieloma múltiplo, afeta todos os que têm laços com o doente. Cuidadores, amigos, familiares, incluindo as crianças, dão por si a tentar entender uma doença que afeta totalmente vida e os relacionamentos da pessoa doente. Para melhor explicar o mieloma múltiplo a miúdos e graúdos, surge o livro infantil “O Menino que Construía Espantalhos”. Uma ferramenta didática e de comunicação para unir esforços e afetos, apresentada na Janssen Hematology Meeting, no dia 20 de maio. A My Hematologia esteve presente no evento e falou com os envolvidos no projeto. Veja os vídeos.