Entrevistas

Linfoma difuso de grandes células B e linfoma de grandes células B primário do mediastino discutidos no Oncology Meeting Point
Dr. Sérgio Chacim
14 Out. 2019

A cidade de Lisboa vai acolher, já nos próximos dias 25 e 26 de outubro, o evento “Oncology Meeting Point”, no qual participará numa sessão dedicada ao “Linfoma difuso de grandes células B e linfoma de grandes células B primário do mediastino - Necessidades médicas não satisfeitas” o Dr. Sérgio Chacim do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil. O encontro, promovido pela Gilead e que decorre sobre o mote "Getting started with Cell Therapy" é uma oportunidade para “ultrapassar problemas de formas diversas através da troca de experiências entre profissionais”. Leia a entrevista.

Na Takeda “ambicionamos a cura do cancro”
Dr. Carlos Filipe Ribeiro
30 Set. 2019

Por ocasião da realização do evento “Think Multiple in Myeloma”, promovido pela Takeda, O My Hematologia entrevistou o Dr. Carlos Filipe Ribeiro, diretor da Unidade de Oncologia da Takeda Portugal, para saber mais sobre o evento, os projetos de desenvolvimentos clínico em curso nesta área pela Takeda, nomeadamente em Portugal, e também sobre as parcerias promovidas com associações de doentes e entidades de investigação.

“Actualização em Linfomas Cutâneos" permitiu troca de experiências entre especialistas na área clínica e laboratorial
Dr.ª Ana Montalvão
23 Set. 2019

A Reunião "Actualização em Linfomas Cutâneos", realizada em Aveiro no passado dia 1 de junho, permitiu “explorar muito detalhadamente algumas entidades patológicas que não são frequentemente abordadas em reuniões de Hematologia”. No rescaldo deste evento científico, a Dr.ª Ana Montalvão, assistente graduada de Hematologia na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), resumiu as mensagens-chave desta reunião.

Consulta Multidisciplinar de Linfomas Cutâneos no Hospital de Santo António
Prof.ª Doutora Margarida Lima
23 Set. 2019

A Prof.ª Doutora Margarida Lima, responsável pela Consulta Multidisciplinar de Linfomas Cutâneos do Centro Hospitalar Universitário do Porto, com sede do Hospital de Santo António, explicou como surgiu e evoluiu esta consulta, realçando o seu impacto positivo no melhor controlo da doença e na qualidade de vida dos doentes.

Linfomas cutâneos representam menos de 10% da totalidade de linfomas
Prof. Doutor Manuel Abecasis
23 Set. 2019

O Prof. Doutor Manuel Abecasis participou, enquanto elemento da audiência, no evento “Actualização em linfomas cutâneos”. Em entrevista, o diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e do Programa de Transplantação de Medula Óssea lembrou, no final desta reunião científica, que os linfomas cutâneos, enquanto entidade rara, representam menos de 10% da totalidade dos linfomas.

Linfomas cutâneos: a perspetiva do anatomopatologista
Dr. José Cabeçadas
23 Set. 2019

Membro do painel de discussão da reunião “Actualização em Linfomas Cutâneos", o Dr. José Cabeçadas, diretor do Departamento de Diagnóstico Laboratorial do IPO de Lisboa, partilhou a visão do anatomopatologista na abordagem diagnóstica dos linfomas cutâneos.

Experiência da Consulta Multidisciplinar de Linfomas Cutâneos do IPO de Lisboa
Dr.ª Mariana Cravo
23 Set. 2019

Em representação da Consulta Multidisciplinar de Linfomas Cutâneos no IPO de Lisboa, a Dr.ª Mariana Cravo, dermatologista, apresentou a experiência deste centro. Em entrevista, a especialista referiu que as doenças linfoproliferativas cutâneas CD30+ correspondem a sensivelmente 20% de todos os linfomas cutâneos primários.

Abordagem aos linfomas cutâneos implica uma intervenção multidisciplinar
Prof.ª Doutora Eva González-Barca
23 Set. 2019

Durante as suas comunicações, a Prof.ª Doutora Eva González-Barca, hematologista clínica no Institut Català d'Oncologia-Hospital Duran i Reynals, Barcelona, sublinhou a mensagem que os linfomas cutâneos – um grupo de patologias raras (representam 2% dos linfomas) – necessitam de uma abordagem multidisciplinar, que englobe a intervenção de especialistas da área clínica e laboratorial.

Recomendações da EORTC para o tratamento de linfomas cutâneos de células T
Prof. Doutor Octávio Servitje Bedate
23 Set. 2019

Por ocasião do evento “Actualização em linfomas cutâneos”, o Prof. Doutor Octávio Servitje Bedate, dermatologista no Hospital Universitario de Bellvitge, em Barcelona, e membro da European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC), protagonizou duas comunicações a propósito das recomendações elaboradoras pela EORTC para o tratamento de linfomas cutâneos de células T.

“Actualização em linfomas cutâneos” reuniu a participação de uma centena de especialistas de diversas especialidades
Prof.ª Doutora Margarida Lima
23 Set. 2019

O Centro de Congressos de Aveiro juntou, no dia 1 de junho, a participação de cerca de cem especialistas nas áreas de Hematologia, Dermatologia, Anatomia Patológica, Radioterapia, Patologia Clínica e Imunohemoterapia, que se reuniram para discutir as mais recentes novidades em linfomas cutâneos. Conforme afirmou a Prof.ª Doutora Margarida Lima, chair desta reunião e responsável pela Consulta Multidisciplinar de Linfomas Cutâneos no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), este evento científico, promovido pela Takeda Oncology, tem um caráter diferenciador porque agregou, no mesmo espaço, o know-how de áreas clínicas e laboratoriais no diagnóstico e tratamento de linfomas cutâneos”.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB