Entrevistas
O Dia Mundial do Mieloma Múltiplo assinalou-se a 5 de setembro e a News Farma conversou com Ana Bela Sarmento, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e especialista em Hematologia na ULS de Coimbra, sobre a importância de assinalar esta data, o estado de arte em Portugal ao nível do tratamento, rastreio, sensibilização e quais representam atualmente os maiores desafios no tratamento destes doentes. “O nosso objetivo é, de facto, prolongar a sobrevivência dos doentes com a melhor qualidade de vida possível, evitando as recaídas/recidivas da doença”, salienta.
O programa "Mieloma Múltiplo: tratar Corpo e Mente", atribuído pela Myeloma Patient Europe (MPE), foi desenhado “como um projecto abrangente de intervenção psicológica e física, com o objetivo principal de melhorar o bem-estar geral dos doentes que vivem com mieloma e/ou amiloidose AL”. Nesse sentido, Isabel Leal Barbosa, presidente da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), conversou com a News Farma sobre o desenvolvimento deste projeto pela Associação. Leia a entrevista.
Marta Pereira, hematologista e uma das oradoras na reunião Fungal Forum Academy promovida pela Gilead e que decorreu no Porto, partilhou com a News Farma a sua perspetiva sobre os atuais desafios no diagnóstico e tratamento de infeções fúngicas invasivas em doentes hemato-oncológicos. Assista à entrevista para conhecer os principais pontos abordados pela médica durante o evento.
São diagnosticados cerca de 800 novos casos de mieloma múltiplo por ano em Portugal. Nesse sentido, Márcio Tavares, especialista na ULS de Gaia/Espinho, fala sobre mieloma múltiplo, destaca esta que é a doença hematológica com maior número de fármacos aprovados para o seu tratamento.
No dia 20 de abril, em Coimbra, teve lugar a 32.ª Sabatina de Hematologia, este ano subordinada ao tema "Imunoterapia e terapêuticas dirigidas em Hematologia". Jesus Villarubia, do Hospital Universitário Ramón y Cajal, em Madrid, foi o palestrante da sessão “Hematologia benigna – Causas raras (ou não tão raras) de esplenomegalia”. Em entrevista à News Farma, o especialista espanhol foca-se na doença de Gaucher e na deficiência de esfingomielinase ácida (ASMD), duas causas relevantes de esplenomegalia.
Francesca Pierdomenico, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, moderou a sessão dedicada ao linfoma de Hodgkin na 32.ª Sabatina de Hematologia. O evento, centrado na "Imunoterapia e terapêuticas dirigidas em Hematologia", aconteceu a 20 de abril, em Coimbra. A hematologista partilhou com a News Farma a sua visão sobre a abordagem terapêutica atual e futura do linfoma de Hodgkin.
A 32.ª Sabatina de Hematologia, dedicada ao tema "Imunoterapia e terapêuticas dirigidas em Hematologia", aconteceu no dia 20 de abril, em Coimbra. Rita Costa e Sousa, interna de Hematologia da Unidade Local de Saúde de Coimbra, foi uma das participantes na sessão sobre linfomas Não Hodgkin. Em entrevista à News Farma, comenta o caso clínico que trouxe a debate.
Ana Luísa Pinto, da Unidade Local de Saúde de São João, participou na sessão focada no linfoma de Hodgkin da 32.ª Sabatina de Hematologia. Esta edição do encontro teve lugar em Coimbra, a 20 de abril, com o tema "Imunoterapia e terapêuticas dirigidas em Hematologia". A especialista falou com a News Farma sobre a importância da imunoterapia no linfoma de Hodgkin, particularmente os inibidores de checkpoint.
No âmbito do projeto Up on Fungi, abordou-se o tema dos biomarcadores no doente hematológico e imunodeprimido. Veja o debate.
O intensivista José Artur Paiva, da Unidade Local de Saúde de São João, integra o painel científico da plataforma Up On Fungi, da Gilead. Este projeto foi inovador, segundo o especialista, uma vez que reuniu um conjunto de especialistas de diversas áreas, como, intensivistas, infeciologistas, pneumologistas, microbiologistas e hematologistas, que se juntaram e num debate final trouxeram temas como “diagnóstico, terapêutica, biomarcadores, antimicrobial stewardship (programas de prescrição de antibióticos)”. Veja o seu depoimento.