Entrevistas

Importância nos critérios de elegibilidade dos doentes para receber células T CAR
Dr. José Carda
10 Dez. 2019

O Dr. José Carda, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi convidado a palestrar, juntamente com o Dr. Sérgio Chacim, o tema “Perfil do doente elegível para tratamento com células T CAR” inserido no workshop “Células T CAR - importância da abordagem focada no doente” no âmbito da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH). Em entrevista ao My Hematologia, o Dr. José Carda partilhou um pouco da sua experiência e opinião sobre o assunto. Assista ao vídeo.

Necessidades não satisfeitas no tratamento de linfomas com células T CAR
Dr. Armando Lopez-Guillermo
10 Dez. 2019

Braga foi palco da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), onde, no dia 14 de novembro, esteve inserido o workshop "Células T CAR - importância da abordagem focada no doente" promovido pela Gilead. Neste âmbito, o Dr. Armando Lopez-Guillermo, convidado do Departamento de Hematologia do Hospital de Barcelona, apresentou a sessão intitulada “Necessidades médicas não satisfeitas no tratamento de doentes com linfoma B difuso de grandes células (DLBCL) e linfoma primário do mediastino”.  

Aplicações, impacto e desafios das células T CAR nas doenças hematológicas
Dr. José Mário Mariz
10 Dez. 2019

O workshop “Células T CAR - importância da abordagem focada no doente” que decorreu no dia 14 de novembro em Braga, no âmbito da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia, foi moderada pelo Dr. José Mário Mariz, diretor da Clínica de Onco-Hematologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. Em entrevista ao My Hematologia, partilhou a sua opinião relativamente ao impacto das células CAR T nas doenças hematológicas e quantos doentes em Portugal poderão beneficiar desta terapêutica inovadora. Assista ao vídeo.

Importância e escassez de preditores de resposta dos doentes a células T CAR
Dr. Sérgio Chacim
10 Dez. 2019

O workshop "Células T CAR - Importância da abordagem focada no doente", que integrou o programa da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), contou com a participação do Dr. Sérgio Chacim, assistente hospitalar do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto que palestrou, juntamente com o Dr. José Carda, sobre o tema “Perfil do doente elegível para tratamento com células T CAR”. Em entrevista ao My Hematologia, o Dr. Sérgio Chacim tentou esclarecer algumas questões sobre o assunto. Assista ao vídeo.

O papel do polatuzumab vedotina no tratamento de doentes com linfoma difuso de grandes células B refratário ou recaída
Redação News Farma
18 Nov. 2019

O Prof. Doutor Matthew Matasar, hematologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque, debruçou-se sobre as novidades terapêuticas em investigação ou aprovadas para o tratamento do linfoma difuso de grandes células B refratário ou recaída, com destaque para o anticorpo monoclonal polatuzumab vedotina, recentemente aprovado pela Food and Drug Administration (FDA).

A utilidade da análise da doença residual mínima na Hemato-oncologia
Dr. Ramon Garcia Sanz
18 Nov. 2019

O conceito de doença residual mínima, as técnicas usadas para a sua deteção e a sua aplicabilidade clínica foram os tópicos debatidos pelo Dr. Ramon Garcia Sanz, hematologista do Hospital Universitário de Salamanca, na sua palestra inserida na sessão educacional 4 da Reunião Anual SPH 2019. Veja o vídeo.

Linfomas primários cutâneos: a importância de uma abordagem multidisciplinar
Dr.ª Iolanda Fernandes, Dr.ª Margarida Lima, Dr.ª Renata Cabral
18 Nov. 2019

Uma das sessões educacionais da Reunião Anual SPH 2019 abordou a particularidade dos linfomas primários cutâneos e a necessidade de existirem consultas multidisciplinares, constituídas pela presença simultânea de um hematologista e de um dermatologista para avaliar o doente, de modo a que os conhecimentos complementares das duas especialidades médicas permitam a escolha da terapêutica mais adequada para cada indivíduo. A experiência do Centro Hospitalar Universitário do Porto foi partilhada ao My Hematologia, pela voz das Dr.as Margarida Lima e Renata Cabral, do Serviço de Hematologia, e da Dr.ª Iolanda Fernandes do Serviço de Dermatologia. Veja o vídeo.

A genómica dos linfomas como potencial ferramenta de aplicação clínica
Dr.ª Jessica Okosun
18 Nov. 2019

No último dia da Reunião Anual SPH 2019, a Dr.ª Jessica Okosun, do Centro para Hemato-Oncologia do Instituto de Cancro Barts - Universidade Queen Mary, em Londres, abordou a temática do conhecimento genómico dos linfomas e como essa informação poderá ser aplicada na prática clínica, de forma significativa para os doentes. A especialista partilhou com o My Hematologia as principais mensagens da sua palestra. Assista ao vídeo.

Síndromes de falência medular: o que há de novo
Prof.ª Doutora Anita Hill
18 Nov. 2019

Coube à Prof.ª Doutora Anita Hill, hematologista do Hospital Universitário de St James, em Leeds, Reino Unido, concluir as sessões educacionais da Reunião Anual SPH 2019 de 15 de novembro, trazendo para a discussão as síndromes de falência medular. Em entrevista ao My Hematologia, a hematologista partilhou as principais mensagens da sua apresentação, incluindo os recentes avanços no tratamento da anemia aplástica. Veja o vídeo.

O papel do nicho das células estaminais hematopoéticas nas leucemias agudas
Prof. Doutor Delfim Duarte
15 Nov. 2019

O convidado para a Junior Lecture da Reunião Anual SPH 2019 foi o Prof. Doutor Delfim Duarte, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, como reconhecimento do trabalho de investigação de excelência que tem desenvolvido na área das leucemias agudas, mais especificamente, a nível da leucemia linfoblástica aguda T e leucemia mieloide aguda. O especialista resumiu ao My Hematologia os aspetos mais relevantes da sua palestra. Veja o vídeo.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB