Entrevistas

Dr.ª Madalena Calheiros: “Não temos nenhum doente com coagulopatia que tenha sido deixado para trás”
Dr.ª Madalena Calheiros
10 maio 2021

“Estou convicta de que fizemos um bom trabalho e que continuamos a ter os doentes bem controlados, a fazerem a sua vida em casa e a virem ao hospital estritamente quando necessário”, afirma a Dr.ª Madalena Calheiros, do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de Braga.

Dia Mundial da Hemofilia: “É urgente que haja equidade no acesso à terapêutica”
Dr. Nuno Lopes
16 Abr. 2021

“É urgente que haja equidade no acesso à terapêutica para que nenhuma pessoa com hemofilia seja penalizada por questões geográficas ou por ser seguida numa unidade hospitalar que ainda não tenha desenvolvido um protocolo de proximidade.” Quem o defende é o Dr. Nuno Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas (APH), em entrevista à My Hematologia. No âmbito do Dia Mundial da Hemofilia, que se celebrou a 17 de abril, explora os principais desafios da APH, a importância de um diagnóstico e um tratamento precoces. Leia a entrevista na íntegra.

Dia Mundial da Hemofilia: “Não sinto que os nossos doentes tenham sido prejudicados durante a pandemia”
Dr.ª Susana Nobre
16 Abr. 2021

Para assinalar o Dia Mundial da Hemofilia, a 17 de abril, a Dr.ª Susana Nobre, do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar de São João, esteve à conversa com a My Hematologia. A pandemia de COVID-19 atrasou as ações hospitalares. No entanto, o diagnóstico e os tratamentos da hemofilia não foram prejudicados: “Muito sinceramente, nós não sentimos que a pandemia tivesse algum impacto negativo quer no tratamento quer no atendimento aos nossos doentes.”

Prof. Doutor António Araújo convida clínicos a assistir à sessão “No caminho da evolução”
Prof. Doutor António Araújo
23 Mar. 2021

Prof. Doutor António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário do Porto, promete que a Conferência “No caminho da evolução” vai “ser um evento que todos devem assistir”. Assista ao vídeo.

Prof. Doutor Paulo Lúcio apela à participação na conferência “No caminho da evolução”
Prof. Doutor Paulo Lúcio
17 Mar. 2021

O Prof. Doutor Paulo Lúcio, diretor da Unidade de Hemato-oncologia da Fundação Champalimaud, convida a comunidade médica a participar na conferência “No caminho da evolução”, promovida pela Bristol Myers-Squibb, sobre Oncologia e Hematologia. Assista ao vídeo.

Atualização do estudo MURANO: Dados a cinco anos reforçam a utilização de venetoclax + rituximab no tratamento de LLC em 2.ª linha
Dr.ª Daniela Alves
15 Mar. 2021

A convite da My Hematologia, a Dr.ª Daniela Alves, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria, comentou os dados mais relevantes desta atualização, com especial destaque na maturidade da curva de sobrevivência global dos doentes tratados com venetoclax + rituximab, diferença significativa do tempo até próximo tratamento e a cinética da doença residual mensurável mesmo nos doentes de alto risco. Por fim, realçou os dados de sequenciação terapêutica após venetoclax, mostrando a confiança na sua utilização em 2.ª linha.

Alterações da coagulação associadas à COVID-19
Prof.ª Doutora Eugénia Cruz
09 Mar. 2021

“As primeiras publicações que surgiram sobre a COVID-19 reportavam a ocorrência de alterações da coagulação associadas à SARS-CoV-2, mencionando principalmente um aumento dos D-dímeros (janeiro/2020). Subsequentes publicações revelaram adicionalmente um aumento do fibrinogénio e de parâmetros inflamatórios, como PCR, ferritina e outros. Foram ainda identificados casos de COVID-19 associados a doença tromboembólica.” Esta afirmação foi proferida pela Prof.ª Doutora Eugénia Cruz, imunohemoterapeuta do Centro de Coagulopatias Congénias do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), que comentou a sessão “Trombose e COVID-19”, integrada no programa do EAHAD 2021. 

Experiência cirúrgica do Hospital de Braga com doentes com distúrbios hemorrágicos
Dr.ª Joana Curvelo Cabral
09 Mar. 2021

“Surgical Experience on Patients With Bleeding Disorders In Hospital De Braga” foi o título do e-poster, trazido a esta edição virtual do EAHAD 2021 pela Dr.ª Joana Curvelo Cabral. Em declarações à My Hematologia, a interna de formação específica de Imunohemoterapia no Hospital de Braga resume o conteúdo deste trabalho.

Desafios na tomada de decisão terapêutica na hemofilia A e B: ilações a retirar para a prática clínica
Dr.ª Susana Nobre Fernandes
08 Mar. 2021

No rescaldo do simpósio virtual promovido pela Novo Nordisk, intitulado Making treatment choices in the present and in the future of haemofilia care, a Dr.ª Susana Nobre Fernandes, assistente hospitalar de imunohemoterapia no Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), aceitou o desafio de responder a algumas questões colocadas pela My Hematologia. Assista ao vídeo.

Os avanços no tratamento da hemofilia A e o impacto da COVID-19
Dr. Ramón Salvado
08 Mar. 2021

“Advancing prophylaxis in times of uncertainty: From rFVIII to gene therapy” foi o título do simpósio realizado pela Bayer a 3 de fevereiro, integrado no congreso da EAHAD 2021. Em entrevista à My Hematologia, o Dr. Ramón Salvado comentou os diferentes tópicos debatidos no simpósio.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheTakeda

 

Logo