Entrevistas

Inovações terapêuticas permitem “segurança, fornecimento contínuo e eficácia no tratamento de conveniência no doente com hemofilia”
Dr. Peter L. Turecek
01 Jun. 2019

O Prof. Doutor Peter L. Turecek, Takeda Global Medical Affairs Scientific and Technical expert, engloba o conjunto de especialistas que assistiu à evolução médica e científica na área da hemofilia. Durante o segundo dia do encontro sobre “Actualizações em hemofilia A”, promovido pela Takeda, o especialista comentou esta evolução e como prevê que seja o futuro das opções terapêuticas para doentes com hemofilia. Veja o vídeo.

Uma nova terapêutica para a hemofilia: inovação centrada no doente
Dr. Peter L. Turecek
31 maio 2019

"Queremos garantir que todos os doentes com hemofilia recebem a terapêutica de que necessitam para viver de forma independente". A mensagem é do Dr. Peter L. Turecek, Global Medical Affairs Scientific and Technical Expert da Takeda, que está em Portugal a acompanhar o lançamento de uma nova opção terapêutica para a hemofilia.

Takeda com o foco no doente com hemofilia
Dr.ª Carla Benedito
31 maio 2019

A Takeda, que adquiriu há cerca de quatro meses a Shire, continua a manter o foco na inovação terapêutica, desta feita alargando o portfólio na área da hemofilia. “O doente, a reputação, a confiança e só depois o negócio são as pedras basilares da Takeda e a área da hemofilia assenta muito bem nesta estratégia”, referiu a Dr.ª Carla Benedito, general manager da Takeda Portugal, na sessão “Actualizações em Hemofilia A”, que decorreu esta sexta-feira, dia 31 de maio, em Cascais.

Melhoria da sobrevivência na leucemia linfocítica crónica: update do ensaio clínico CL11
Dr. Valentin Goede
27 maio 2019

O Dr. Valentin Goede, investigador do ensaio clínico CLL11 e hematologista do Hospital Saint Marien, em Colónia, Alemanha, foi um dos palestrantes convidados pela Roche para o evento ASH Review, caracterizado por trazer a Portugal as novidades apresentadas no Congresso da Sociedade Americana de Hematologia (ASH). A palestra fez parte da sessão intitulada “Leucemia Linfocítica Crónica”, cuja moderação esteve a cargo do Dr. João Raposo, diretor do Serviço de Hematologia e de Transplantação de Medula (HTM) do Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria. O evento ASH Review, que celebrou a 10.º edição, decorreu entre os dias 22 e 23 de fevereiro, no Pólo de Carcavelos da Universidade Nova.

29.ª Sabatina de Hematologia promove a discussão de temas transversais à prática clínica
Prof.ª Doutora Letícia Ribeiro
13 maio 2019

Sob a organização do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a 29.ª Sabatina de Hematologia, decorrida ao longo do dia 6 de abril, contou com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH). No final do evento, a Prof.ª Doutora Letícia Ribeiro, diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUC, traça um balanço em vídeo da edição deste ano.

 

“Acreditamos que as ‘zero’ hemorragias são possíveis”
Dr. Miguel Crato
13 maio 2019

No Dia Mundial da Hemofilia, que se assinalou a 17 de abril, o My Hematologia conversou com o Dr. Miguel Crato, presidente da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas (APH), que fez um retrato da situação mundial e nacional desta patologia, que ainda não é totalmente compreendida, por doentes e profissionais de saúde.

 

Tratamento do linfoma folicular em 2019
Prof. Doutor Umberto Vitolo
13 maio 2019

A Roche organizou na Universidade Nova - Pólo de Carcavelos, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o ASH Review, para trazer aos hematologistas portugueses as novidades apresentadas no Congresso da Associação Americana de Hematologia (ASH). As opções terapêuticas para o tratamento do linfoma folicular foram apresentadas pelo Prof. Doutor Umberto Vitolo, professor de Hematologia no Hospital Universitário Città della Salute e della Scienza, Turim, Itália, na sessão “Linfoma Folicular”, moderada pela Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva, do IPO-Lisboa.

 

Diagnóstico diferencial de aplasia e displasia
Dr. Ricardo Pinto
29 Abr. 2019

Na sessão Clinical Overview, integrada no evento “Diagnostic Masterclass”, promovido pela Novartis no dia 30 de março, o Dr. Ricardo Pinto, que protagonizou uma sessão dedicada ao tema “Aplasias e displasias”, focou a sua apresentação no diagnóstico diferencial de aplasia e displasia, apontando as características morfológicas que permitem distinguir estas duas entidades.

"Prevê-se um aumento significativo de novos casos de leucemia mieloide aguda nos próximos 15 anos"
Dr.ª Aida Botelho de Sousa
29 Abr. 2019

A propósito do Dia de Consciencialização para a Leucemia Mieloide Aguda, que se assinalou no dia 21 de abril, a Dr.ª Aida Botelho de Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), em entrevista ao My Hematologia, avançou que "devido à maior longevidade da população e à maior exposição a fatores predisponentes para a doença" se prevê um aumento significativo de novos casos em Portugal, particularmente já nos próximos 15 anos. 

 

Compreender a biologia do linfoma difuso de grandes células B (LDGCB)
Prof. Doutor Andrew Davies
26 Abr. 2019

Refractory LDGCB – beyond anti-CD20” foi uma das sessões da 10.ª edição da AHS Review, promovida pela Roche. A sessão, moderada pelo Dr. José Mário Mariz do IPO-Porto, contou com a participação do Prof. Doutor Andrew Davies, da Universidade de Southampton, Reino Unido, que explicou as descobertas biológicas recentes a nível do LDGCB. O evento decorreu durante os dias 22 e 23 de fevereiro, no Pólo de Carcavelos da Universidade Nova.

 

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB