Entrevistas

Indicações para tratamento com células T CAR
Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva
22 Nov. 2021

Este ano, na reunião da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), o Programa Educacional dedicou uma sessão à imunoterapia com células T CAR e a Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva, diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa, foi uma das palestrantes convidadas. Em entrevista à My Hematologia, a especialista sumarizou os tipos de linfomas que têm indicação para terapia com as células T CAR e enumerou algumas “populações especiais”, inicialmente excluídas dos ensaios clínicos, que podem ser tratadas com esta terapia inovadora em casos selecionados. Veja o vídeo.

Caracterização do registo português de dadores de células progenitoras hematopoéticas leva a descobertas inusitadas
Dr. Eduardo Espada
22 Nov. 2021

Coube ao Dr. Eduardo Espada, hematologista no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, a apresentação da junior lecture da SPH 2021 que se baseou na caracterização do registo nacional de dadores de células progenitoras hematopoéticas. Essa caracterização permitiu construir uma árvore filogenética em função das diferentes regiões do país. Veja o vídeo e saiba mais.

Leucemia linfocítica crónica: a mais-valia da terapêutica-alvo limitada no tempo
Dr. José Pedro Carda
16 Nov. 2021

A utilização do venetoclax em 1.ª e 2.ª linhas foi debatida no simpósio “Venclyxto │ O poder das remissões”, promovido pela AbbVie. À My Hematologia, o Dr. José Pedro Carda, hematologista no CHUC, partilhou os principais pontos da sua palestra exclusivamente dedicada à utilização da combinação venetoclax-obinutuzumab em 1.ª linha durante um período limitado de 12 meses. Veja o vídeo.

Grande afluência presencial na reunião da SPH 2021
Dr. Sérgio Chacim
16 Nov. 2021

No segundo dia da reunião anual da SPH, a My Hematologia pediu ao Dr. Sérgio Chacim, hematologista no IPO do Porto e um dos membros da comissão organizadora do evento, que comentasse as suas primeiras impressões e as expectativas sobre a reunião anual da SPH, pela 1.ª vez em sistema híbrido: presencial e virtual. Veja o vídeo.

Uma abordagem prática às anemias hemolíticas Coombs negativo
Dr.ª Tabita Maia
16 Nov. 2021

Na sequência da sua palestra na sessão educacional da manhã do dia 12, a Dr.ª Tabita Maia, do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, falou à My Hematologia sobre a abordagem prática das anemias hemolíticas Coombs negativo. Assista ao vídeo.

Resistência ao tratamento com CAR T: “as células tumorais usam inteligência artificial”
Dr. José Mário Mariz
16 Nov. 2021

O Dr. José Mário Mariz, do Instituto Português de Oncologia do Porto, comenta a sua participação na Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2021, na qual integrou o painel da sessão “Imunoterapia com células CAR T”, a 12 de novembro. Assista ao vídeo.

Prevenção de eventos tromboembólicos em doentes hemato-oncológicos
Dr.ª Luciana Gonçalves
15 Nov. 2021

Integrado no programa educacional da reunião da SPH 2021 que se realizou a 12 de novembro, a palestra da Dr.ª Luciana Gonçalves debruçou-se sobre a importância da administração da profilaxia de anti-coagulação em doentes hemato-oncológicos e da escolha do fármaco mais adequado. Veja o vídeo.

Leucemia linfocítica crónica: A importância da estratificação dos doentes para a escolha da melhor opção terapêutica
Dr. José Pedro Carda
15 Nov. 2021

Em entrevista à My Hematologia, o Dr. José Pedro Carda, moderador do simpósio da Janssen denominado “Leucemia linfocítica crónica: Qual o impacto dos marcadores de pior prognóstico no tratamento da LLC?”, explicou a importância da estratificação dos doentes para a escolha da opção terapêutica mais adequada. Veja o vídeo.

Leucemia linfocítica crónica: Doentes de alto risco beneficiam das terapêuticas dirigidas
Prof.ª Doutora Carol Moreno
15 Nov. 2021

A pedido da My Hematologia, a Prof.ª Doutora Carol Moreno, partilhou as principais mensagens da sua palestra intitulada “Leucemia Linfocítica Crónica: qual o impacto dos marcadores de pior prognóstico no tratamento da LLC?” que ocorreu a 11 de novembro, no simpósio da Janssen, integrado na reunião da SPH 2021. Veja o vídeo.

Benefícios de venetoclax-rituximab no tratamento de doentes com LLC em R/R
Dr. José Mário Mariz
15 Nov. 2021

O Dr. José Mário Mariz, do Instituto Português de Oncologia do Porto, foi um dos palestrantes do simpósio da Abbvie “Venclyxto | O poder das remissões”, que decorreu no âmbito da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2021, a 11 de novembro. Em entrevista, o médico destaca alguns aspetos da combinação venetoclax-rituximab no tratamento da leucemia linfocítica crónica (LLC) recidivante/refratária (R/R). Assista ao vídeo.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieCSL BehringGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheTakeda

 

Logo