Entrevistas

“A profilaxia demostrou ser a modalidade terapêutica mais eficaz para conservar a função articular e muscular”
Dr. Ramon Salvado
01 Mar. 2021

No rescaldo do EAHAD 2021, o Dr. Ramon Salvado, coordenador do Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), comentou a sessão “Spotlight on Joint Health in Haemorrhagic Diseases”, promovida pela Takeda no dia 2 de fevereiro. Em entrevista à My Hematologia, o especialista considerou que “tanto a dose administrada como o intervalo entre as administrações [de FVIII] devem ser individualizados e apoiados em estudos de farmacocinética”. De acordo com o especialista, esta estratégia “depende fundamentalmente do estilo de vida, da atividade física e do fenótipo hemorrágico da pessoa com hemofilia”.

Desenvolvimento de novos cenários terapêuticos na leucemia mieloide aguda
Prof.ª Doutora Emília Cortesão
01 Mar. 2021

O aparecimento de novos fármacos ou a revitalização de agentes já usados na leucemia mieloide aguda (LMA) foi o mote de uma palestra, protagonizada pela Prof.ª Doutora Emília Cortesão, hematologista no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), incluída no programa do dia 17 de novembro da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), que decorreu entre os dias 16 e 20 de novembro, num formato exclusivamente online.

Qual o papel das novas terapêuticas na saúde articular?
Dr.ª Roberta Gualtierotti
26 Fev. 2021

“Role of novel therapies in joint health in haemophilia: how to monitor” foi o tema da apresentação protagonizada pela Dr.ª Roberta Gualtierotti, inserida na sessão 2, intitulada “Novel therapies in haemophilia”. A especialista em Medicina Interna no Angelo Bianchi Bonomi Haemophilia and Thrombosis Center, em Milão, em Itália, concedeu uma entrevista à My Hematologia, onde sintetizou as principais mensagens da sua comunicação, integrada no programa do dia 4 de fevereiro do Congresso da EAHAD 2021.

Updates sobre a estratégia profilática na hemofilia
Prof.ª Doutora Eugénia Cruz
26 Fev. 2021

“Profilaxia na hemofilia” foi o tema da palestra da Prof.ª Doutora Marilyn Manco-Johnson, da Universidade do Colorado, integrada na sessão “Aerosenius Lecture” que decorreu no dia 5 de fevereiro. O conteúdo desta sessão foi comentado pela Prof.ª Doutora Eugénia Cruz, imunohemoterapeuta do Centro de Coagulopatias Congénias do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP). Assista ao vídeo.

“A definição de profilaxia foi ligeiramente modificada pela WFH, tornando-se agora mais abrangente”
Prof. Doutor Cedric Hermans
26 Fev. 2021

A terceira versão das “WFH Guidelines for the Management of Hemophilia”, publicada em agosto de 2020 no Haemophilia, propõe uma definição mais abrangente de profilaxia na hemofilia, com base no aparecimento de novas terapêuticas hemostáticas, nomeadamente emicizumab (agente mimético do FVIII), uma opção atualmente disponível na prática clínica para os casos de hemofilia A com e sem inibidores. A experiência com emicizumab na prática clínica foi o tema de conversa entre a My Hematologia e o Prof. Doutor Cedric Hermans, diretor da Divisão de Hematologia na Unidade de Trombose e Hemostase e do Centro de Hemofilia no Saint-Luc University Hospital, na Bélgica. Assista às declarações deste especialista no vídeo que se segue.

Implicações da COVID-19 na hemóstase
Dr.ª Catarina Correia
26 Fev. 2021

A sessão 5, intitulada “Covid-19 and Haemostasis”, que decorreu no dia 4 de fevereiro, contou com a preleção do Dr. Victor Jimenez Juste, do Hospital Universitario La Paz, em Madrid. Esta apresentação foi a base de um comentário da Dr.ª Catarina Correia, interna de 4.º ano de Imunohemoterapia no CHLN/Hospital de Santa Maria, registado no vídeo.

Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas do CHUSJ apresenta dois case-report no Congresso da EAHAD 2021
Dr.ª Sofia Teixeira
26 Fev. 2021

“Haemophilia Carriers – A Hidden Challenge In Clinical Setting: A Case-Report”  e “Severe Prekallikrein Deficiency: A Masked Rare Disease In Pandemic Times” foram os títulos de dois e-posters, apresentados pela Dr.ª Sofia Teixeira, interna de formação específica de Imunohemoterapia no Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), durante o Congresso Anual da EAHAD 2021. Em declarações à My Hematologia, a Dr.ª Sofia Teixeira sintetiza os principais achados destes dois trabalhos no vídeo que se segue.

O presente e o futuro da terapia com as células T CAR
Dr. Fernando Leal da Costa
23 Fev. 2021

Entre os dias 4 e 6 de fevereiro decorreu a 3.ª edição da reunião europeia EHA-EBMT dedicada às células T CAR. Em entrevista à My Hematologia, o Dr. Fernando Leal da Costa, do IPO de Lisboa, comentou sobre os tópicos debatidos na reunião e o impacto das principais novidades a nível da atividade clínica.

Trabalho do CHUSJ reporta experiência com emicizumab em três doentes com hemofilia A com inibidores
Dr. Marcos Sousa
18 Fev. 2021

O trabalho “Prophylaxis with emicizumab in haemophilia a patients with inhibitors: data of a portuguese congenital coagulopathies reference centre”, apresentado sob a forma de e-poster pelo Dr. Marcos Sousa durante o 14th Annual Congress da European Association for Haemophilia and Allied Disorders (EAHAD), que decorreu entre os dias 3 e 5 de fevereiro, reportou a experiência do Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto, com emicizumab. Os resultados do estudo com este anticorpo monoclonal biespecífico, que incluiu três doentes com hemofilia A com inibidores, foram sintetizados pelo Dr. Marcos Sousa, autor principal deste trabalho. Assista ao vídeo.

Equipa do CHUC apresenta case-report de doente pediátrico com hemofilia A adquirida no EAHAD
Dr.ª Catarina Guedes
18 Fev. 2021

“Management Of Acquired Hemophilia A (AHA) Presenting In Pediatric Age” foi o título do e-poster, apresentado durante o 14th Annual Congress da European Association for Haemophilia and Allied Disorders (EAHAD) por uma equipa do Centro de Referência para a área das Coagulopatias Congénitas (CRCC) do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), coordenado pelo Dr. Ramon Salvado. Em entrevista à My Hematologia, a Dr.ª Catarina Guedes, interna do 5.º ano de formação específica de Imunohemoterapia do CHUC, detalhou mais informações relativamente a este trabalho em que participou em coautoria com o Dr. Tiago Brites. Assista ao vídeo.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieAmgemGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheSanofi GenzymeTakeda

 

Logo