Entrevistas

"As células estaminais do cordão umbilical apresentam benefícios no combate à diabetes"
Beatriz Freitas-Branco
19 Jul. 2021

A My Hematologia falou com a Dr.ª Andreia Gomes, diretora técnica e de investigação e desenvolvimento do laboratório de tecidos e células estaminais BebéVida, sobre o tratamento promissor com tecido do cordão umbilical para a diabetes mellitus tipo 2. Leia a entrevista completa. 

Leucemia mielóide crónica: estudo Byond e fatores envolvidos na escolha do inibidor de tirosina cinase
Dr.ª Lurdes Guerra
21 Jun. 2021

Os resultados primários do estudo BYOND (Hochhaus A et al. Leukemia 2020), de fase IV, foram recentemente publicados e, a convite da My Hematologia, a Dr.ª Lurdes Guerra, hematologista sénior reformada da prática clínica no Hospital de Santa Maria, explicou os objetivos do estudo e as suas principais conclusões com base nos dados analisados e partilhou qual o processo da escolha de decisão do inibidor de tirosina cinase a usar em função do perfil da doença e do doente.

Leucemia mielóide crónica: atualização das guidelines da European Leukemia Network
Dr.ª Francesca Pierdomenico
07 Jun. 2021

A convite da My Hematologia, a Dr.ª Francesca Pierdomenico, hematologista no IPO de Lisboa, apresentou e comentou as principais novidades das guidelines da European Leukemia Network (ELN) de 2020. O objetivo da remissão livre de tratamento foi um dos pontos destacados pela especialista. Assista ao vídeo.

Dr.ª Madalena Calheiros: “Não temos nenhum doente com coagulopatia que tenha sido deixado para trás”
Dr.ª Madalena Calheiros
10 maio 2021

“Estou convicta de que fizemos um bom trabalho e que continuamos a ter os doentes bem controlados, a fazerem a sua vida em casa e a virem ao hospital estritamente quando necessário”, afirma a Dr.ª Madalena Calheiros, do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de Braga.

Dia Mundial da Hemofilia: “É urgente que haja equidade no acesso à terapêutica”
Dr. Nuno Lopes
16 Abr. 2021

“É urgente que haja equidade no acesso à terapêutica para que nenhuma pessoa com hemofilia seja penalizada por questões geográficas ou por ser seguida numa unidade hospitalar que ainda não tenha desenvolvido um protocolo de proximidade.” Quem o defende é o Dr. Nuno Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas (APH), em entrevista à My Hematologia. No âmbito do Dia Mundial da Hemofilia, que se celebrou a 17 de abril, explora os principais desafios da APH, a importância de um diagnóstico e um tratamento precoces. Leia a entrevista na íntegra.

Dia Mundial da Hemofilia: “Não sinto que os nossos doentes tenham sido prejudicados durante a pandemia”
Dr.ª Susana Nobre
16 Abr. 2021

Para assinalar o Dia Mundial da Hemofilia, a 17 de abril, a Dr.ª Susana Nobre, do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar de São João, esteve à conversa com a My Hematologia. A pandemia de COVID-19 atrasou as ações hospitalares. No entanto, o diagnóstico e os tratamentos da hemofilia não foram prejudicados: “Muito sinceramente, nós não sentimos que a pandemia tivesse algum impacto negativo quer no tratamento quer no atendimento aos nossos doentes.”

Prof. Doutor António Araújo convida clínicos a assistir à sessão “No caminho da evolução”
Prof. Doutor António Araújo
23 Mar. 2021

Prof. Doutor António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário do Porto, promete que a Conferência “No caminho da evolução” vai “ser um evento que todos devem assistir”. Assista ao vídeo.

Prof. Doutor Paulo Lúcio apela à participação na conferência “No caminho da evolução”
Prof. Doutor Paulo Lúcio
17 Mar. 2021

O Prof. Doutor Paulo Lúcio, diretor da Unidade de Hemato-oncologia da Fundação Champalimaud, convida a comunidade médica a participar na conferência “No caminho da evolução”, promovida pela Bristol Myers-Squibb, sobre Oncologia e Hematologia. Assista ao vídeo.

Atualização do estudo MURANO: Dados a cinco anos reforçam a utilização de venetoclax + rituximab no tratamento de LLC em 2.ª linha
Dr.ª Daniela Alves
15 Mar. 2021

A convite da My Hematologia, a Dr.ª Daniela Alves, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria, comentou os dados mais relevantes desta atualização, com especial destaque na maturidade da curva de sobrevivência global dos doentes tratados com venetoclax + rituximab, diferença significativa do tempo até próximo tratamento e a cinética da doença residual mensurável mesmo nos doentes de alto risco. Por fim, realçou os dados de sequenciação terapêutica após venetoclax, mostrando a confiança na sua utilização em 2.ª linha.

Alterações da coagulação associadas à COVID-19
Prof.ª Doutora Eugénia Cruz
09 Mar. 2021

“As primeiras publicações que surgiram sobre a COVID-19 reportavam a ocorrência de alterações da coagulação associadas à SARS-CoV-2, mencionando principalmente um aumento dos D-dímeros (janeiro/2020). Subsequentes publicações revelaram adicionalmente um aumento do fibrinogénio e de parâmetros inflamatórios, como PCR, ferritina e outros. Foram ainda identificados casos de COVID-19 associados a doença tromboembólica.” Esta afirmação foi proferida pela Prof.ª Doutora Eugénia Cruz, imunohemoterapeuta do Centro de Coagulopatias Congénias do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), que comentou a sessão “Trombose e COVID-19”, integrada no programa do EAHAD 2021. 

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 27, setembro 2019

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB

Apoios

AbbVieGileadJanssenNovartis

 

PfizerRocheTakeda

 

Logo