Reportagem

Uma referência no tratamento das leucemias e de linfomas mais agressivos na zona sul do país
Serviço de Hematologia Clínica do Hospital de Santo António dos Capuchos
31 Jul. 2017

Criado em 1975, por iniciativa do Dr. Renato Valadas Preto, o Serviço de Hematologia Clínica do Hospital de Santo António dos Capuchos é apontado como uma referência, a sul do país, no tratamento das leucemias agudas e de linfomas agressivos. Dos seis “antigos hospitais civis” que compõem o Centro Hospitalar de Lisboa Central, o Hospital dos Capuchos é o único que dispõe da valência de Hematologia. Porém, dentro de alguns anos, está previsto que haja uma centralização destas seis unidades hospitalares num único espaço físico.

Reportagem | Bolsa de Investigação 2017 em Mieloma Múltiplo entregue ao Dr. Rui Bergantim
Bolsa de Investigação 2017 em Mieloma Múltiplo
17 Jul. 2017

A primeira edição da Bolsa de Investigação 2017 em Mieloma Múltiplo, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e da Amgen Biofarmacêutica com o valor de 15 mil euros, foi entregue ao Dr. Rui Bergantim, especialista em Hematologia Clínica no Hospital de São João, no Porto. O prémio foi atribuído ao vencedor pelo secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, numa cerimónia decorrida a 29 de junho, em Lisboa. Fique a par dos melhores momentos na reportagem em vídeo do My Hematologia. 

Um Serviço na vanguarda da Hematologia intensiva
Prof. Doutor José Eduardo Guimarães
30 Mar. 2017

Criado no final da década de 1970, o Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, é hoje apontado como uma referência a nível nacional, conquistando (quase) sempre uma posição de destaque nas classificações anuais atribuídas pela Escola Nacional de Saúde Pública. Motivos de orgulho não faltam ao Prof. Doutor José Eduardo Guimarães, especialista que, desde 2004, dirige um dos cinco maiores (e principais) Serviços de Hematologia Clínica que se dedicam à Hematologia Intensiva, em Portugal. O Serviço de Hematologia Clínica do CHSJ é, também “um centro de referência de leucemias agudas da zona Norte do país”.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 18, junho de 2017

PUB