Atualidade

29 Nov. 2018

A Daiichi Sankyo Company anunciou que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) validou para revisão e concedeu uma avaliação acelerada ao pedido de introdução no mercado para o quizartinib no tratamento de adultos com leucemia mieloide aguda (LMA) recaída/refratária com FLT3-ITD positivo.

 

29 Nov. 2018

Arranca em janeiro a 3.ª edição do Programa de Investigação Clínica EMPOWER, prolongando-se até ao mês de junho de 2019. Sobre o tema “Acute Myeloid Leukemia & Oncology Clinical Research Program”, o programa de formação engloba sessões lecionadas por especialistas em leucemia mieloide aguda e em Epidemiologia. A aquisição de conhecimentos é reforçada por um programa de coaching em investigação epidemiológica. Desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e a Novartis, destina-se a médicos internos de Hematologia.

 

29 Nov. 2018

O sucesso dos resultados obtidos no grupo de doentes tratados com brentuximab vedotina + ciclofosfamida, doxorrubicina e prednisona (CHP) em comparação com o grupo de doentes tratados com ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona (CHOP) no ensaio clínico de fase 3 ECHELON-2, foi a base para a aprovação de brentuximab vedotina no tratamento de 1.ª linha de adultos com linfoma anaplásico de grandes células sistémico (sALCL) ou outros linfomas periféricos de células T (PTCL) CD30+.

29 Nov. 2018

“Solidários até à Medula” é o mote da campanha da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), que regressou à televisão dos portugueses no dia 30 de novembro, com programação dedicada ao tema das doenças malignas do sangue. Ao acompanhar os programas “A Praça” e “Agora Nós”, da RTP1, vai ser possível conhecer testemunhos de doentes, médicos e outros profissionais de saúde que convivem de perto com esta realidade.

 

21 Nov. 2018

O potencial terapêutico das células CAR-T foi reconhecido pela primeira vez em 2017, pela FDA, quando aprovou dois CAR anti-CD19 para o tratamento da leucemia linfoblástica aguda e linfoma de grandes células B refratários ou em recidiva, respetivamente. Com o objetivo de promover a educação nesta área inovadora, a Gilead organizou o curso denominado “CAR-T e o linfoma difuso de grandes células B – da investigação aos doentes”, no arranque da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia 2018.

 

17 Nov. 2018

No final do simpósio organizado pela Roche, fomos auscultar a opinião da Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva, diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa e membro do painel de discussão desta sessão. A especialista comentou os resultados obtidos com o obinutuzumab no tratamento do linfoma folicular (LF). Veja o vídeo.

17 Nov. 2018

A Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) premiou, hoje, durante a sessão de encerramento, os melhores trabalhos de investigação, nas categorias de apresentação oral, jovem hematologista, poster de trabalho experimental e poster de trabalho clínico. Foram, ainda, distinguidos os melhores trabalhos de Enfermagem, nas categorias de melhor comunicação livre e melhor poster. Durante a atribuição de prémios, foi atribuída uma menção honrosa ao Prof. Doutor Manuel Abecasis, pelo trabalho intitulado “Transplantação hematopoiética alogénica (THA) revisitada aos 30 anos”. Veja os melhores momentos na galeria de imagens.

16 Nov. 2018

A organização da 20.ª edição da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), que decorre de 15 a 17 de novembro, em Vilamoura, este ano ficou a cargo do Hospital dos Capuchos. Esta reunião conta com a participação de cerca de 500 profissionais de saúde que se dedicam à área da Hematologia. Veja alguns dos momentos fotográficos, capturados pela lente da News Farma.

16 Nov. 2018

No âmbito da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia, decorreu, ontem, dia 15 de novembro, um simpósio promovido pela Roche, onde foram apresentados os resultados de ensaios clínicos que avaliaram obinutuzumab, um anticorpo monoclonal anti-CD20. Os dados de evidência com este fármaco na LLC e no linfoma folicular foram apresentados, nesta sessão, pelo Prof. Doutor Robert Marcus, hematologista no King’s College Hospital, em Londres.

16 Nov. 2018

Estão abertas as candidaturas à “Bolsa Neoplasias B Células Maduras”, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences. A bolsa tem o montante de 15 mil euros e será atribuída a um projeto de investigação em neoplasias de células B maduras.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 23, setembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB