Atualidade

18 Jun. 2018

Foram apresentados durante o simpósio presidencial do 23.º Congresso Anual da European Hematology Association (EHA), em Estocolmo, novos dados a longo prazo do estudo CLL11 que confirmam que obinutuzumab mais clorambucilo prolonga a vida de pessoas com leucemia linfocítica crónica (LLC), em comparação com o rituximab mais clorambucilo.

18 Jun. 2018

A Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva foi a anfitriã do evento #getpractical, promovido pela Abbvie no dia 24 de maio, em Lisboa, que contou com a participação do Prof. Doutor George Follows, consultor de Hematologia no Cambridge University Hospitals NHS Foundation Trust. O especialista apresentou os últimos dados de evidência científica com as novas opções de tratamento para a leucemia linfocítica crónica (LLC) recidivante/refratária (R/R).

 

18 Jun. 2018

Nos últimos anos, aumentou substancialmente o arsenal terapêutico disponível para os doentes com mieloma múltiplo (MM) em recaída/refratários (R/R). Nas palavras do Dr. Manuel Neves, hemato-oncologista da Fundação Champalimaud, os especialistas têm de “saber aplicar a inovação, pensando nas guidelines disponíveis”, adequando-as às características da doença e, sobretudo, do doente. Assista ao vídeo da entrevista.

 

18 Jun. 2018

A Associação de Medicina Laboratorial para Formação e Inovação (AMELAB) vai organizar, no próximo dia 21 de junho, quinta-feira, uma Reunião sob o tema “Geração de Trombina no Laboratório Clínico”. A iniciativa vai decorrer no Hotel Vila Galé em Coimbra, contando com a presença do Dr. João Mariano Pego, presidente da AMELAB, para além de outros reconhecidos nomes nacionais e internacionais.

 

04 Jun. 2018

O 1.º Encontro Educativo em Mastocitoses Sistémicas acontece entre os próximos dias 25 e 27 de outubro, no Palácio de Cristal, no Porto. A primeira edição do evento ocorre simultaneamente com o 1.º Workshop Português em Mastocitoses. As inscrições estão abertas até 1 de outubro.

 

04 Jun. 2018

Durante o Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) 2018 deste ano, que começou em Chicago a 1 de junho, prolongando-se até amanhã, dia 5, a Janssen vai apresentar um total de 21 resumos. Trata-se de novos dados de suporte a um portefólio de produtos, que inclui, entre outros, ibrutinib e daratumumab, usados no tratamento de tumores hematológicos.

 

04 Jun. 2018

É já em junho que o Congresso da European Hematology Association (EHA) 2018 chega a Estocolmo, Suécia, para a sua 23.ª edição. O evento vai realizar-se, mais precisamente, entre os dias 14 e 17, com um programa abrangente de todas as subespecialidades da Hematologia. Além disso, vai ser um espaço de reunião entre diversos especialistas da área. O atual estado da arte da prática clínica e as mais novas descobertas são alguns dos temas que vão estar em destaque.

 

04 Jun. 2018

A CML Academy 2018 decorreu na última quarta-feira, dia 30 de maio, trazendo para discussão pontos “críticos” sobre a gestão da terapêutica no contexto da leucemia mieloide crónica (LMC). A iniciativa, promovida pela Novartis, caracterizou-se por ser um Programa Educacional para Hematologistas, exclusivamente destinada a profissionais de saúde. Ao todo, seis países europeus participaram, sendo eles Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Holanda.

 

04 Jun. 2018

De acordo com um estudo realizado pelo Children´s Oncology Group (COG), um ensaio clínico de fase III financiado a nível federal, 90% das crianças e jovens adultos com leucemia linfoblástica aguda de células T (LLA-T) ou linfoma linfoblástico de células T (LL-T) continuam vivas após quatro anos desde o início do tratamento com os regimes testados no ensaio (adição de metotrexato ou nelarabina à quimioterapia standard). Além disso, ficou demonstrado que, após a administração desta terapêutica, 84% ficou livre de cancro.

 

29 maio 2018

O investigador Prof. Doutor Nuno Rodrigues dos Santos, do grupo “Genetic Dynamics of Cancer Cells” do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), é um dos seis vencedores da edição deste ano do Programa Gilead GÉNESE na área da Ciência. O projeto distinguido, denominado “IMUNOLINF: A proteína PSGL1 como um novo alvo imunoterapêutico contra linfomas”, visa precisamente “aumentar a resposta imunitária anti-tumoral e, ao mesmo tempo, bloquear a disseminação das células de linfoma”, explica o investigador.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 19, setembro 2017

Opinião

Leucemia aguda linfoblástica na criança
Vítor Costa, assistente graduado de Pediatria com a subespecialidade de Oncologia Pediátrica

PUB