Atualidade

21 Nov. 2017

A Roche comunicou na quinta-feira passada, dia 16 de novembro, que a Food and Drug Administration (FDA) aprovou emicizumab em profilaxia para a prevenção ou redução da frequência dos episódios hemorrágicos em adultos e crianças com hemofilia A com inibidores contra o FVIII.

21 Nov. 2017

“Marcadores genéticos preditivos e de prognóstico na leucemia linfocítica crónica (LLC)” foi o tema do curso organizado pela Gilead, integrado na Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2017, que decorreu no dia 26 de novembro. O curso foi constituído por um painel de sete especialistas de Portugal e Espanha, tendo sido moderado pelo Dr. José Mário Mariz, diretor da Clínica de Onco-Hematologia do IPO-Porto.

13 Nov. 2017

A Comissão Europeia acaba de aprovar o obinutuzumab no tratamento de 1.ª linha do linfoma folicular. Esta informação é agora divulgada pela Roche, no âmbito da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2017, que decorre no Algarve, de 16 a 18 de novembro. 

06 Nov. 2017

O Transfusion Practitioner (TP) Working Group da International Society of Blood Transfusion (ISBT) acaba de lançar um inquérito online que pretende avaliar o papel do profissional da área transfusional nas diferentes comunidades pertencentes à ISBT.

06 Nov. 2017

Uma equipa de investigadores, liderada pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), identificou uma forma de aumentar a vida de células progenitoras vasculares para a regeneração de tecidos afetados pela interrupção do fluxo sanguíneo.

06 Nov. 2017

Através do link www.aprofundaromieloma.pt, poderá ver e rever as entrevistas em vídeo, que incluem os comentários e a análise de especialistas portugueses na área do mieloma múltiplo (MM). Ao longo dos próximos meses, o site vai ser atualizado com novos conteúdos, que podem ser visualizados por hematologistas ou outros profissionais de saúde que se dedicam ao diagnóstico e tratamento do MM.

23 Out. 2017

A utilização de células de leucemia como um sistema de transporte programável que reconhece nichos leucémicos, modulando-os após ativação por luz, poderá vir a ser uma realidade. Um novo estudo com cunho português demonstrou a viabilidade de induzir a diferenciação de células leucémicas na medula óssea remotamente, libertando agentes terapêuticos de uma forma mais precisa às células-alvo e evitando efeitos adversos noutros locais.

23 Out. 2017

A Unidade de Transplante de Medula (UTM) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa) celebra 30 anos. A data foi assinalada numa sessão comemorativa na passada terça-feira, 17 de outubro, onde foi apresentado o livro “30 anos, 30 histórias” e lançada a Agenda Solidária IPO 2018, cujas receitas revertem para a nova UTM.

23 Out. 2017

A empresa ST+I apresenta o Quimioprocess, um software hospitalar destinado especificamente às unidades oncológicas. A empresa garante que não existe atualmente disponível no mercado, “uma aplicação tão completa, ambiciosa, abrangente e transversal, que englobe todo o circuito do medicamento, e que integre simultaneamente as práticas clinicas com toda a logística inerente à atividade de uma moderna instituição de saúde”.

09 Out. 2017

A Roche realizou no dia 12 de julho, em Berlim, um simpósio intitulado “Living with Haemophilia A - raising the bar for new treatments”, no âmbito do 26.º Congresso da International Society on Thrombosis and Hemostasis (ISTH).

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 19, setembro 2017

Opinião

PUB