Atualidade

11 Set. 2017

A Amgen obteve resultados positivos na análise final do estudo de fase 3 ASPIRE. O estudo atingiu o principal objetivo secundário de sobrevivência global (OS), demonstrando que carfilzomib em combinação com lenalidomida e dexametasona (KRd) reduz o risco de morte em 21% em comparação com doentes tratados apenas com lenalidomida e dexametasona (Rd).

11 Set. 2017

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) apresenta em setembro, mês da consciencialização das doenças malignas do sangue, uma imagem renovada. Com um novo logotipo e um site renovado, a Associação pretende contribuir para uma maior sensibilização sobre as doenças e também para uma maior divulgação das suas atividades e acolhimento de novos doentes e sócios.

11 Set. 2017

A terapêutica com emicizumab esteve em destaque no 26.º Congresso da International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH 2017), que decorreu entre os dias 8 e 13 de julho, em Berlim, Alemanha. Após a apresentação dos resultados do estudo de fase III HAVEN 1, em adultos com hemofilia A e inibidores, foram dados a conhecer os resultados interinos do estudo de fase III HAVEN 2, em crianças com idade inferior a 12 anos com hemofilia A e inibidores.

11 Set. 2017

A Novartis anunciou recentemente que a Comissão Europeia aprovou a inclusão de dados sobre a remissão livre de tratamento no resumo das características do medicamento nilotinib. Um resultado que segundo a Dr.ª Cristina Morgado, diretora da unidade de Oncologia da Novartis, é “o reflexo do compromisso” que a farmacêutica assumiu “em melhorar o tratamento dos doentes".

28 Ago. 2017

O Estoril vai ser uma vez mais palco da 19.ª edição da Conferência Anual John Goldman sobre leucemia mielóide crónica (LMC). Este ano, a conferência decorre entre os dias 12 a 15 de outubro. O Dr. Jorge Cortes é um dos chairs da reunião, a par dos Dr.s T. Holyoake e T.P Hughes.

28 Ago. 2017

Já está disponível o programa provisório da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2017, que se realiza entre os dias 16 e 18 de novembro, no Hotel Tivoli Marina Vilamoura.

28 Ago. 2017

A Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) vai organizar, no próximo dia 23 de setembro, uma formação de atualização para enfermeiros sobre o essencial que devem saber acerca dos linfomas de Hodgkin, os seus avanços terapêuticos e as novas formas de abordagem destes doentes. O curso, que conta com o apoio da Takeda, decorrerá no Hotel da Musica no Porto.

28 Ago. 2017

No 14.º International Conference on Malignant Lymphoma (ICML), que decorreu na Suíça no passado mês de junho, foram apresentados os dados da mais recente análise à doença residual mínima (DRM) do estudo GADOLIN. Os resultados apresentados reforçaram o benefício clínico de obinutuzumab em doentes com linfoma folicular refratário a rituximab.

14 Ago. 2017

Este método, desenvolvido por três investigadoras da Universidade do Porto, pretende melhorar o diagnóstico da depressão e também a monitorização da doença durante a terapêutica. A equipa foi selecionada para participar no programa COHiTEC deste ano.

14 Ago. 2017

Por ocasião da 9.ª edição do “Personalised Healthcare in Oncology”, um evento promovido pela Roche, decorreu, no dia 9 de junho, uma palestra dedicada à Hematologia, que foi protagonizada pelos Drs. José Cabeçadas e Joana Parreira. Os dois especialistas mencionaram as principais novidades que foram introduzidas na revisão de 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as neoplasias hematológicas. Esta “nova classificação” procurou refinar os critérios de diagnóstico, algo que, segundo os peritos envolvidos na elaboração do documento, terá impacto na seleção da estratégia de tratamento das neoplasias hematológicas.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 18, junho de 2017

PUB