Entrevistas

Linfoma de Hodgkin: as novidades apresentadas na Reunião Anual da SPH
Prof. Doutor João Forjaz Lacerda, hematologista Hospital de Santa Maria
02 Jan. 2018

No âmbito da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) 2017, decorreu um simpósio dedicado ao tratamento de doentes com linfoma de Hodgkin em recaída. O Prof. Doutor João Forjaz Lacerda, moderador do encontro, revela, em entrevista ao My Hematologia, os principais temas abordados numa sessão “bastante completa”.

Novos desafios do tratamento do mieloma múltiplo
Prof. Doutor Bruno Paiva, Universidade de Navarra
02 Jan. 2018

Por ocasião da 59th ASH (American Society of Hematology) Annual Meeting, decorreu, no dia 8 de dezembro, uma sessão subordinada ao tema “Getting Clear Answers to Complex Treatment Challenges in Multiple Myeloma: Case Discussions”. Durante esta sessão interativa, promovida pela International Myeloma Foundation (IMF), foram apresentados e discutidos vários casos clínicos, posteriormente submetidos à votação da plateia. O Prof. Doutor Bruno Paiva, investigador na Universidade de Navarra, em Espanha, um dos preletores deste painel, sintetizou as principais ideias-chave que estiveram em destaque nesta sessão.

Uma retrospetiva de 30 anos dedicados à transplantação de células do cordão umbilical
Dr.ª Alexandra Machado, diretora médica da Crioestaminal
27 Nov. 2017

O primeiro transplante com sangue do cordão umbilical foi realizado em 1988. Desde então a técnica sofreu grandes evoluções, tendo já sido realizados, em todo o mundo, mais de 40.000 transplantes num total de 80 doenças. A propósito do Dia Mundial do Sangue do Cordão Umbilical, que se assinalou no passado dia 15 de novembro, o My Hematologia esteve à conversa com a Dr.ª Alexandra Machado, diretora médica da Crioestaminal, sobre esta técnica uilizada como fonte de células hematopoiéticas capazes de reconstituir o sistema sanguíneo e imunológico. “A verdade é que as células do cordão umbilical podem efetivamente salvar vidas”, revela.

“O aparecimento de terapêuticas-alvo mudou o paradigma do tratamento da LLC”
Prof.ª Doutora Carolina Moreno
23 Out. 2017

De passagem por Portugal, a Prof.ª Doutora Carolina Moreno, hematologista clínica no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Barcelona, teve oportunidade de comentar as últimas novidades no tratamento da leucemia linfocítica crónica (LLC).

Prof. Doutor Jorge Cortes: Conferência Anual John Goldman sobre LMC em antevisão
Prof. Doutor Jorge Cortes, chairman da Conferência Anual John Goldman sobre leucemia mielóide crónica
25 Set. 2017

O Estoril vai ser uma vez mais palco da Conferência Anual John Goldman sobre leucemia mielóide crónica (LMC), que este ano decorre entre os dias 12 a 15 de outubro. O My Hematologia esteve à conversa com o Prof. Doutor Jorge Cortes, chairman da Conferência, sobre este encontro que diz ser “grande o suficiente para abranger todos os interessados na área”, mas também “suficientemente pequena para permitir a interação ativa entre os especialistas”.

Em contagem decrescente para as III Jornadas de Oncologia e Hematologia de Gaia
Dr.ª Ana Joaquim, Comissão Organizadora III Jornadas Oncologia e Hematologia de Gaia
11 Set. 2017

A Associação de apoio à Oncologia Médica e Hematologia de Gaia (GAIADADOH) organiza este ano a 3.ª edição das Jornadas de Oncologia e Hematologia de Gaia, que vão decorrer nos dias 22 e 23 de setembro, no Centro Multimeios de Espinho. A Dr.ª Ana Joaquim, membro da Comissão Organizadora das Jornadas, acedeu ao convite do My Hematologia e, em entrevista, desvenda alguns dos temas que estarão em destaque na reunião, cujo objetivo é chamar à atenção para a “importância da integração dos cuidados ao doente oncológico”.

Hemofilia: “Espero que a realidade futura implique doentes melhor informados e tratados”
Miguel Crato, presidente da APH
24 Abr. 2017

Portugal tem boas guidelines para o tratamento da hemofilia, mas é preciso que todos os hospitais que tratam a doença tenham um procedimento harmonizado, para não haver disparidades de tratamento e de produtos disponíveis. Quem o afirma é o presidente da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas (APH), o Dr. Miguel Crato. Enquanto membro da recém-criada Comissão Nacional de Hemofilia, o presidente da APH defende que é necessário que critérios como a eficácia, a segurança e a qualidade do produto sejam primordiais no tratamento da hemofilia, em detrimento do critério do preço único.

Investigação "O Negativo" representa "oportunidade para aproveitar todo o plasma português"
Dr. João Paulo de Almeida e Sousa, presidente do IPST
10 Abr. 2017

O Dr. João Paulo de Almeida e Sousa estava a cerca de 300 metros do hospital onde trabalhava. Agora, são cerca de 200 os quilómetros que distam de Coimbra ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (ISPT), em Lisboa, ao qual preside há cerca de três meses. O “desafio” foi aceite numa altura em que decorre a investigação "O Negativo" e que o Governo decidiu que os hospitais apenas podem adquirir plasma para transfusão ao IPST. Para o responsável esta é uma “oportunidade para aproveitar todo o plasma português, evitando o seu desperdício”.

“Existem grandes progressos no diagnóstico, tratamento e prognóstico dos doentes”
Prof.ª Doutora Leonor Correia, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
30 Mar. 2017

Decorreu, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2017, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), o XXIV Curso de Pós-Graduação e Atualização em Hematologia, subordinado ao tema “Discrasias Plasmocitárias: Mieloma Múltiplo”. A Prof.ª Doutora Leonor Correia, responsável pela coordenação, tem mais do que motivos para se orgulhar. O evento registou tanto sucesso que vai ser realizada uma segunda edição em janeiro do próximo ano disse, em entrevista, à My Hematologia.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 19, setembro 2017

PUB