Entrevistas

Novas temáticas em destaque no 16.º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostase
Dr.ª Sara Morais e Dr. Manuel Campos, 16º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostase e 8ª Reunião do Fórum hematológico do Norte
29 Nov. 2018

O 16º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostase e 8ª Reunião do Fórum hematológico do Norte, organizado com a chancela científica do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto, pelo Fórum Hematológico do Norte, decorreu nos dias 18 e 19 de outubro, na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto. Em entrevista ao My Hematologia, a Dr.ª Sara Morais e o Dr. Manuel Campos, membros da comissão organizadora, fizeram o balanço do evento. Percorra a galeria e veja alguns dos melhores momentos.

 

Aprovação europeia das células CAR-T no tratamento do linfoma difuso de grandes células B
Dr. Mário Mariz, diretor do Serviço de Hematologia do IPO do Porto
21 Nov. 2018

A aprovação das células CAR-T anti-CD19 no tratamento do linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) teve como base os resultados obtidos nos ensaios clínicos. Os dados desses estudos foram apresentados pelo Dr. Mário Mariz, diretor do Serviço de Hematologia do IPO do Porto, no curso sobre as células CAR-T, integrado na Reunião Anual da SPH 2018. Em entrevista ao My Hematologia, o especialista destacou os dados mais relevantes dos ensaios e enumerou alguns aspetos a ponderar e solucionar para a implementação desta terapêutica em Portugal. Assista ao vídeo.

 

Lições da experiência terapêutica com as células CAR-T na vida real
Prof.ª Doutora Emma Morris
21 Nov. 2018

A Prof.ª Doutora Emma Morris partilhou a sua vasta experiência clínica de infusão de células T geneticamente modificadas e de gestão dos eventos adversos. Aceitando o convite do My Hematologia, a especialista sumarizou os pontos principais que devem ser tidos em consideração para a implementação desta terapêutica. Veja o vídeo.

 

Racional imunológico das células CAR-T para o tratamento do linfoma difuso de grandes células B
Prof. Doutor João Forjaz Lacerda, Hematologia Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria
21 Nov. 2018

A ciência básica associada ao desenvolvimento da Engenharia Genética de células CAR-T foi detalhadamente explicada pelo Prof. Doutor João Forjaz Lacerda no curso promovido pela Gilead na Reunião Anual da SPH. No final da sessão, o especialista aceitou conversar com o My Hematologia e sintetizou os princípios básicos imunológicos desta terapêutica celular no tratamento do LDGCB. Veja o vídeo.

 

Critérios de seleção para administração das células CAR-T
Prof.ª Doutora Catherine Thieblemont, Hospital de Saint Louis, Paris
21 Nov. 2018

“Como se selecionar os doentes com LDGCB para CAR-T” foi o título da palestra apresentada pela Prof.ª Doutora Catherine Thieblemont, no curso dedicado à terapêutica com células CAR-T que decorreu no primeiro dia da Reunião Anual SPH 2018. Em declarações ao My Hematologia, a especialista resumiu os principais critérios de elegibilidade. Veja o vídeo.

 

O papel das células CAR-T no tratamento do linfoma difuso de grandes células B
Prof.ª Doutora Maria Gomes Silva, diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa
21 Nov. 2018

“CAR-T e o linfoma difuso de grandes células B – da investigação aos doentes” foi o tema do curso promovido pela Gilead na Reunião Anual da SPH, que contou com um painel internacional de especialistas. Em entrevista ao My Hematologia, a Prof.ª Doutora Maria Gomes Silva, diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa e palestrante deste curso, explicou as necessidades médicas não satisfeitas no linfoma difuso de grandes células B (LDGCB).

 

Mecanismos moleculares e tratamento da amiloidose AL
Dr.ª Graça Esteves, Hematologia Centro Hospitalar Lisboa Norte
21 Nov. 2018

Integrada no programa educacional 3, a sessão intitulada “Amiloidose AL: dos mecanismos moleculares ao tratamento dirigido” contou com a preleção da Dr.ª Graça Esteves, hematologista no Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria). Numa entrevista, em vídeo, a especialista assinala as principais mensagens relativas à sua comunicação.

 

Resultados de 30 anos da transplantação hematopoiética alogénica
Prof. Doutor Manuel Abecasis
20 Nov. 2018

Distinguido com uma Menção Honrosa, pelo trabalho intitulado “Transplantação hematopoiética alogénica revisitada aos 30 anos”, o Prof. Doutor Manuel Abecasis resume as mensagens principais deste estudo, iniciado em 1987. Assista ao vídeo.

 

Utilização de obinutuzumab na LLC e no linfoma folicular
Dr. José Pedro Carda, Hematologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra
20 Nov. 2018

No final do simpósio da Roche, decorrido no dia 15 de novembro, o Dr. José Pedro Carda, hematologista do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), comentou os resultados obtidos com obinutuzumab, um anticorpo monoclonal anti-CD20, usado no tratamento da leucemia linfocítica crónica e no linfoma folicular. Veja as declarações em vídeo deste especialista.

 

“Balanço muito positivo” da Reunião Anual SPH 2018
Dr.ª Aida Botelho de Sousa, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Hematologia
20 Nov. 2018

A Dr.ª Aida Botelho de Sousa, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), para o triénio 2017-2020, traça “balanço muito positivo” da 20.ª edição da Reunião Anual da SPH, que decorreu, em Vilamoura, de 15 a 17 de novembro. A diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Hospital de Santo António dos Capuchos (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central) revela que, este ano, a reunião científica contou com mais de 500 inscrições e “um programa [científico] aliciante”. Assista ao vídeo.

 

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 23, setembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB