Eventos

21 Nov. 2017

No rescaldo da Reunião Anual da SPH 2017, os presidentes das Comissões Organizadora e Científica, Dr. João Raposo e Prof. Doutor João Forjaz Lacerda, respetivamente, fazem um balanço do encontro magno da Hematologia nacional. Se não esteve presente na Reunião, fique a par dos highlights da mesma em quatro minutos de vídeo.

21 Nov. 2017

A médica oncologista do Ohio State University Comprehensive Cancer Center, EUA, Dr.ª Ashley Rosko, partilhou na Reunião Anual da SPH 2017 a sua experiência no que se refere à abordagem multidisciplinar do doente idoso com mieloma múltiplo, nomeadamente após transplante autólogo. Assista ao vídeo da entrevista com a especialista.

21 Nov. 2017

A Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) tem uma nova direção, definida em Assembleia Geral realizada na tarde do segundo dia da Reunião Anual da SPH 2017. A Dr.ª Aida Botelho, até então vice-presidente da Sociedade, assume agora a presidência da SPH, e o Dr. João Raposo,  diretor do Serviço de Hematologia e de Transplantação de Medula (HTM) do Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, assume a vice-presidência da SPH. 

21 Nov. 2017

Rever os pressupostos atuais do tratamento do linfoma folicular em 2017, apresentado as mais recentes inovações nesta área, foi o desafio lançado à Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva, diretora do Serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), no âmbito de um simpósio promovido pela Roche na Reunião Anual da SPH. No final da sessão, a especialista conversou com o My Hematologia, sintetizando os tópicos chave da sua apresentação. Assista ao vídeo.

18 Nov. 2017

Terminada a Reunião Anual da SPH 2017, o Prof. Doutor José Eduardo Guimarães, presidente cessante da SPH, faz um balanço deste evento científico, bem como dos seis anos em que esteve à frente da Sociedade. Em entrevista ao My Hematologia, o médico diz ter as “melhores expectativas” relativamente à nova direção da SPH, presidida agora pela Dr.ª Aida Botelho. Assista ao vídeo.

18 Nov. 2017

A Enf.ª Teresa Amores, do Grupo de Coordenação Local (GCL) do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, moderou no último dia da Reunião Anual da SPH 2017 uma sessão dedicada à problemática das estirpes multirresistentes, no âmbito do Programa de Enfermagem. Em entrevista, a especialista atenta para o facto de o problema da infeção no doente hematológico ser especialmente preocupante. Assista ao vídeo.

18 Nov. 2017

A comunidade hematológica ruma novamente a sul de Portugal, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2018. O Hotel Tivoli Marina Vilamoura será mais uma vez o anfitrião da Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH). Mas antes de pensar na próxima edição, é tempo de recordar os momentos que marcaram a Reunião de 2017, captados pela lente do My Hematologia. Veja a galeria de fotografias.

18 Nov. 2017

O hematologista português Dr. Carlos Ramos, professor associado do Center for Cell and Gene Therapy, Bayor College of Medicine, Houston, EUA, marcou presença na Reunião Anual da SPH 2017, onde foi palestrante numa sessão sobre novas terapêuticas celulares. O papel das células CAR-T (recetor de antígeno quimérico) no âmbito das doenças hemato-oncológicas foi o tema abordado pelo especialista. Assista ao vídeo da entrevista.

18 Nov. 2017

Múltiplas terapêuticas celulares aplicadas a diferentes neoplasias hematológicas encontram-se neste momento em fase de desenvolvimento. O último dia da Reunião Anual da SPH 2017 dedicou uma sessão educacional a esta temática, que contou a presença da Prof.ª Dr.ª Emma Morris, professora de Terapia Genética e Celular no Institute of Immunity and Transplantation da University College London, Reino Unido, que aponta que as células T modificadas com TCR em leucemia mieloide aguda (LMA) poderão ser uma alternativa terapêutica com futuro. A especialista explica porquê em entrevista ao My Hematologia.

18 Nov. 2017

A propósito de uma sessão educacional sobre doenças hematológicas benignas, promovida no segundo dia da Reunião Anual da SPH 2017, a Dr.ª Sara Morais, do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António, apresentou o tema “Trombofilia hereditária: risco e profilaxia”, sintetizando as mensagens chave da sua preleção ao My Hematologia. Assista ao vídeo da entrevista.

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 19, setembro 2017

Opinião

PUB