Internacional

05 Nov. 2018

O emicizumab, anticorpo bi-específico direcionado para os fatores IXa e X, e alternativa ao fator VIII no restabelecimento do processo de coagulação, recebeu a aprovação pela FDA, a 4 de outubro de 2018, para profilaxia de doentes com hemofilia A sem inibidores de fator VIII. O emicizumab é o primeiro fármaco que reduz significativamente as hemorragias tratadas em comparação com profilaxia prévia com fator VIII, baseado numa comparação intra-doente. A sua eficácia e segurança foram demonstradas num dos maiores programas de ensaios clínicos em hemofilia A: HAVEN 3 e HAVEN 4.

 

05 Nov. 2018

No 11.º Simpósio Internacional em Linfoma de Hodgkin (SILH) que decorreu em Colónia, na Alemanha, entre os dias 27 e 29 de outubro, seis resumos patrocinados pela Takeda foram selecionados, dos quais dois foram escolhidos para comunicação oral. As apresentações destacaram os resultados relacionados com brentuximab vedotina na investigação de linfoma CD30+.

 

22 Out. 2018

San Diego, nos Estados Unidos da América, acolhe o 60th Annual Meeting & Exposition of the American Society of Hematology, entre 1 e 4 de dezembro. O programa do encontro, organizado pela American Society of Hematology, já se encontra disponível para consulta.

08 Out. 2018

Paris recebe, entre 15 e 16 de fevereiro do próximo ano, o “1st EBMT CAR-T Cell Workshop”, numa iniciativa da European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT). Como principal objetivo, a formação visa fornecer aos profissionais de saúde as competências necessárias para conseguir administrar células CAR-T a um número cada vez maior de doentes, não só na Europa mas em todo o mundo. O evento vai reunir diversos especialistas, para partilhar conhecimento acerca da temática, debatendo a sua aplicação no tratamento do cancro.

 

24 Set. 2018

O 10th EBMT Nurses International Study Day decorre já no próximo dia 4 de outubro, em Montpellier, França. A iniciativa, organizada pela European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT) em conjunto com a French EBMT Nurses Group, destina-se exclusivamente a enfermeiros que procuram melhorar os cuidados prestados aos seus doentes.

 

10 Set. 2018

Entre os próximos dias 26 e 28 de setembro, em Palma de Maiorca, Espanha, vai decorrer a 14.ª edição do Educational Course of the Lymphoma Working Party, organizada pela European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT). “Treatment of Malignant Lymphoma: State-of-the-Art and Role of Stem Cell Transplantation” é o tema da formação, cujas inscrições já estão abertas.

 

27 Ago. 2018

Um grupo de especialistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América, desenvolveu novas diretrizes para a gestão da terapia CAR-T em crianças com leucemia linfoblástica aguda, quase após um ano da aprovação deste tratamento pela Food and Drug Administration (FDA). Os resultados foram publicados na Nature Reviews Clinical Oncology.

27 Ago. 2018

A 2.ª edição do Nurses Research Study Day tem data marcada para o próximo dia 5 de outubro, em Montpellier, França, tendo os enfermeiros como público-alvo. Para além de sessões informativas, a iniciativa, organizada conjuntamente pela European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT) e pela French EBMT Nurses Group, vai dar a oportunidade aos participantes de frequentarem um workshop.

 

13 Ago. 2018

O 16.º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostase e a 8.ª Reunião do Fórum Hematológico do Norte vão ter lugar na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, durante os próximos dias 18 e 19 de outubro. Temas ligados à doença trombótica e a patologias hemorrágicas vão estar em destaque no encontro, organizado pelo Fórum Hematológico do Norte com o apoio do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar do Porto.

 

20 Jul. 2018

Entre os dias 25 e 27 de outubro, em Estocolmo, na Suécia, vai decorrer o 21st Educational Course, organizado pela Infectious Diseases Working Party da European Society for Blood and Marrow Transplantation (IDWP-EBMT). Em destaque vão estar temas diversos, no âmbito do conhecimento especializado atual e dos novos conceitos e das novas abordagens no campo das complicações infecciosas após o transplante de células-tronco hematopoiéticas.

 

Newsletter

Hematologia e Oncologia, 23, setembro 2018

Opinião

Transplantação de medula óssea e infeção por citomegalovírus
Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa

PUB