Opinião
Catarina Geraldes, diretora de Serviço de Hematologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda os mais recentes avanços no tratamento do mieloma múltiplo (MM).“O investimento em inovação, capacitação de recursos e logística hospitalar deverá ser articulado com políticas de saúde que reconheçam o valor destas terapêuticas, não apenas pela sua eficácia clínica, mas também pelo seu impacto humano e socioeconómico”, reflete. Leia o artigo de opinião.
Leia o artigo de opinião da autoria de Andreia Gomes, diretora técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida, sobre o papel das células estaminais no tratamento da síndrome mielodisplásica. "Os autores de um estudo prospetivo de fase II concluem que o sangue do cordão umbilical é uma opção viável para pacientes que podem não ter dadores compatível de medula óssea", refere.
"O padrão de herança da anemia falciforme é autossómico recessivo. Para casais em risco, nos quais ambos os indivíduos são portadores de uma mutação causadora da doença, é recomendado oferecer aconselhamento genético. Esse aconselhamento visa informar sobre o risco de 25 % de ter um filho afetado a cada gravidez". Leia o artigo de opinião da autoria de Andreia Gomes, diretora técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida.
Leia o artigo de opinião da autoria de Delfim Duarte, group leader do i3S, no Porto, sobre o impacto da leucemia mieloide aguda (LMA) na vida dos doentes e qual pode ser o papel dos médicos no seu acompanhamento.
Leia o artigo de opinião da autoria de Andreia Gomes, diretora técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida, sobre o potencial das células estaminais enquanto opção terapêutica eficaz no cancro pediátrico.
No âmbito do Dia Nacional da Anemia, assinalado ontem, 26 de novembro, a Dr.ª Ana Farinha, nefrologista no Hospital de Vila Franca de Xira e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, alerta para esta patologia que, de acordo com os dados do estudo EMPIRE, afeta um em cada cinco portugueses e é uma complicação muito frequente da doença renal crónica (DRC), que afeta um em cada dez portugueses, de acordo com o estudo RENA.
Leia o artigo de opinião da autoria de Andreia Gomes, diretora técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida, acerca daquele que é o papel das células estaminais no tratamento de tipos de cancro como a leucemia e linfoma.
Leia o artigo de opinião de opinião da autoria do Dr. João Sousa, diretor de Qualidade da BebéVida, a propósito do papel e da aplicabilidade das células estaminais na anemia falciforme.
O Dr. Alexandre Sarmento, assistente hospitalar de Imuno-hemoterapia no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, partilha a sua visão sobre a adesão terapêutica na trombose relacionada com a Oncologia. Leia o artigo de opinião.