Entrevistas
Responsável por apresentar, sob a forma de comunicação oral, os resultados do trabalho “Outcomes of allogeneic transplantation in myelofibrosis: insights from a portuguese transplantation center”, Inês Damásio, do Departamento de Hematologia da ULS Viseu Dão Lafões, refere que o objetivo passou por trazer à discussão “uma doença que é rara, difícil de tratar e que nos obriga a repensar em algumas estratégias para fazermos um prognóstico e uma estratificação dos melhores doentes candidatos a transplante alogénico”. Assista à entrevista.
A mielofibrose é uma neoplasia mieloproliferativa (MPN) complexa e que pode ter um impacto significativo na vida dos doentes. A heterogeneidade da doença torna o tratamento ainda mais desafiante, exigindo abordagens personalizadas e multidisciplinares. Neste sentido, a Novartis Portugal criou a MPN Academy, um projeto que visa a promoção de uma educação contínua, contribuindo para uma melhoria da prática clínica.
Reportagem
No passado dia 26 de março, o Prof. Doutor José Eduardo Guimarães proferiu a sua “Última Lição” enquanto professor da Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP). Na sessão, intitulada “Dois Paradoxos, Três Paradigmas e Uma Parábola”, ficou patente que esta “despedida” poderá ser apenas “o início de uma nova relação” com a Faculdade.