Entrevistas

Retratar a hemofilia de um modo “leve” é um dos objetivos propostos com a obra mais recente lançada a partir de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas (APH). Dirigido a crianças com e sem a patologia, e aos pais que lidam de perto com a doença, o livro “Pedro – O primeiro dia de escola” contou com o seu lançamento no dia 11 de maio na FNAC do Colombo, em Lisboa. A My Hematologia falou com o presidente da APH, Dr. Nuno Lopes, e com a Dr.ª Paula Kjöllerström, dois dos autores da história, para conhecer os objetivos do projeto. Veja os testemunhos e a fotogaleria.

A utilização de daratumumab em primeira linha foi avaliada em doentes elegíveis (estudo CASSIOPEIA) e inelegíveis para transplante (nos ensaios MAIA e ALCYONE). Os resultados destes estudos estiveram na base da aprovação do anticorpo monoclonal anti-CD38 (daratumumab) como estratégia de tratamento de primeira linha do mieloma múltiplo (MM). Nas palavras da Prof.ª Doutora Catarina Geraldes, atual diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), esta comparticipação irá ampliar o acesso de “um maior número de doentes a terapêuticas inovadoras”, que demonstraram benefício face aos tratamentos clássicos.
Reportagem

No passado dia 26 de março, o Prof. Doutor José Eduardo Guimarães proferiu a sua “Última Lição” enquanto professor da Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP). Na sessão, intitulada “Dois Paradoxos, Três Paradigmas e Uma Parábola”, ficou patente que esta “despedida” poderá ser apenas “o início de uma nova relação” com a Faculdade.